Te vi debaixo da figueira

47 Jesus viu Natanael vir ter com ele e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.48 Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu estando tu debaixo da figueira. João 1: 47-48

Jesus estava no momento desta passagem, reunindo aqueles que seriam seus discípulos, ele estava escolhendo para discipular, homens que mais adiante seguiriam levando seu evangelho de salvação.

Se olharmos para as escolhas de Jesus não ver nelas homens que eram bilíngues, doutores da lei ou afortunados, pelo contrário, eram homens que passavam horas a fio no sol escaldante de Israel trabalhando para sustentar suas famílias e conseguirem pagar a alta carga tributária imposta pelos romanas, pois, os israelitas estavam debaixo do governo autoritário de Roma.  

Com esse governo muitos israelitas foram se amoldando aos costumes romanos e sobretudo suas carnalidades e idolatrias, mas, Jesus conseguiu ver um que não deixou se contaminar e seguiu debaixo da figueira.

Tempos atrás quando eu lia que Jesus viu Natanael debaixo da figueira eu pensava que Jesus estava passando com seus novos discípulos e o viu debaixo de uma das árvores mais comuns de Israel, que são os enormes pés de figo, mas, Jesus usou uma metáfora ao dizer que o viu em tal situação.

O que Jesus disse é que apesar do povo ter deixado o governo e costumes romanos contaminarem seus corações, Natanael manteve-se fiel ao Senhor.

A palavra figueira nesta questão, representa estar debaixo do governo de Deus e não do governo deste mundo e Natanael se manteve fiel a isto.

E aqui é bom destacar que a nossa fidelidade e nossa honestidade não passam despercebidas aos olhos de Jesus.

Jesus não viu fisicamente Natanael debaixo de uma figueira, mas, viu nele a presença do governo de Deus e isso é muito lindo.

Eu finalizo o devocional de hoje com uma pergunta; se fosse você sendo levado por Filipe à presença de Jesus, o que Ele estaria vendo em sua vida, o governo de Deus ou deste mundo?

Esta é uma pergunta para ser meditada profundamente, pois, está chegando o dia em que todos nós estaremos na presença de Cristo, e neste dia, precisamos ouvir dele a mesma frase que Natanael ouviu; te vi eu estando tu debaixo da figueira!

Esteja sempre debaixo da figueira celestial e não permita que nada te tire de lá.

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *