Salmos 128

¹ Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.

² Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

³ A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.

⁴ Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.

⁵ O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.

⁶ E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.  Salmos 128:1-6

O salmo 128 fala com profundidade e riqueza de alguns temas importantes, e eu quero com as graças de Deus, guiado pelo Espírito Santo detalhar os seus 6 versículos.

No versículo 1 o salmista já nos apresenta o caminho para as bençãos contidas nos próximos versículos; “temer ao Senhor e andar em seus caminhos”.

Esse temer ao Senhor é respeitá-lo, amá-lo e andar em seus caminhos é fazer o que é correto aos Seus olhos, seguindo seus ensinamentos. Quem pratica isto, foge das coisas erradas.

No versículo 2 está escrito que do tralhado de nossas mãos comeremos, ou seja, aqui mostra a importância de se trabalhar honestamente para conseguirmos o sustento e o versículo ainda nos garante que seremos felizes e tudo nos irá bem.

Versículo 3 nos apresenta as bênçãos familiares, um casamento abençoado e filhos frutíferos ao nosso redor.

Versículo 4 reafirma as bênçãos que vem sobre os que temem e andam nos caminhos do Senhor.

Versículos 5 e 6 nos mostram a importância de Jerusalém, uma promessa de que tudo irá bem na terra santa e outro Salmo, o de 122:6 nos mostra que ao orarmos por Jerusalém seremos abençoados com a prosperidade, assim está escrito;

⁶ Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. 

Então, se realmente quisermos as bem-aventuranças das bênçãos do Salmo 128 em nossos lares precisamos temer ao Senhor e andar nos seus caminhos, pois, fazendo assim toda nossa casa será uma casa cheia da unção de Deus de geração em geração.

Salmos 127

¹ Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

² Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.

Salmos 127:1,2

O Salmo 127 é tido como um dos Salmos da família, e nele, o salmista afirma que todos os nossos esforços sem Deus será em vão.

Segundo os estudiosos a tradição judaica diz que o Salmo 127 foi escrito por Davi e dedicado a seu filho Salomão, na época em que construiria o Primeiro Templo.

Note que exemplo maravilhoso, um pai ensinando seu filho a ser totalmente dependente de Deus e não só de seus esforços naturais.

Se o Senhor não estiver na edificação de uma casa, ou seja, de um lar, em vão será todo o trabalho dos pais, pois, se a nossa casa não estiver edificada sobre a rocha e se Deus não for o centro de tudo, tudo poderá ruir e tornar inútil todo nosso esforço.

De nada adiantará levantar cedo, correr o dia todo, reunir-se até tarde em intermináveis compromissos profissionais se Deus não estiver a frente do nosso trabalho, da nossa vida profissional e é, exatamente por falta da presença e a aprovação de Deus que muitos tem trocado o Pão da Vida, Cristo Jesus, por buscas obsessivas por mais e mais sucesso profissional e o resultado final quase sempre é fatídico.

A saúde vai ficando em segundo plano, o lar passa ser somente local de brigas e hospedaria, mas, o Salmista diz que aos que são de Deus, ou seja, aqueles que colocam Ele acima de tudo, estes,  serão abençoados enquanto dormem.

Então, em não tenho duvidas de que este é um salmo maravilhoso e abençoado que nos ensina a não ficarmos dependentes só de nossos esforços, mas, sobretudo, e totalmente dependentes de Deus em todas as áreas de nossas vidas.

Que o Senhor edifique seu lar, que ele guarde sua cidade e que Ele em sua infinita bondade te conceda sua graça enquanto você e todos de sua casa dormem.

Sabedoria e entendimento

¹⁹ O Senhor, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus.

Provérbios 3:19

Salomão, tido na bíblia como o homem mais sabio desta terra destaca dois atributos importantíssimos que Deus usou para fundar a terra e os céus, e estes atributos são Sabedoria e entendimento.  

A Sabedoria é a característica de uma pessoa que se interessa em aprender mais e mais, e sabedoria significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tema em particular.

Já o entendimento é a capacidade de compreender as coisas ou as pessoas.

Deus usou essas características para formar terra e céus, mas, como Ele é tão bom e misericordioso nos fez à sua imagem e semelhança como diz a bíblia em Gênesis 1:26,27;

²⁶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

²⁷ E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Então, sejamos praticantes destes dois atributos de Deus que também estão em nós; sabedoria e entendimento.

Sejamos sábios nas nossas tomadas de decisões, sábios em nossos projetos, sábios em buscar conhecer aquilo que ainda não conhecemos e sobretudo, sejamos entendidos e compreensivos com cada situação, pois, como Deus é conosco compreensivo, sejamos nós também.

Então, lembre-se sempre de buscar sabedoria e entendimento ao longo de sua vida, pois, o que para de aprender está fadado ao fracasso e o que não tem entendimento, compreensão vai se tornando frio ao ponto se tornar uma pedra de gelo no meio o oceano da vida.

Pense nisso, aprenda mais e compreenda mais.