PASTOR JÚLIO FALCÃO – O HOMEM DO DESERTO E O MESTRE DOS METRES!

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.
E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse. Isaías 40:3-5

Quando lemos uma passagem com esta não tem como não querer saber de quem o profeta Isaías estaria falando, e isso é o que torna a bíblia um livro tão fascinante.

A centenas de anos atrás, Isaías estava falando daquilo que iria acontecer no futuro e num futuro bem distante. Ele falava de um menino que nasceria do ventre de uma mulher idosa e estéreo cujo pai também era idoso e se dedicava ao serviço da casa do Senhor.

A bíblia não diz se os primos Jesus e João cresceram juntos, mas, eu posso imaginar que eles se distanciaram depois de adultos pelo fato de João ter enveredado no deserto escaldante para pregar o evangelho do arrependimento, ou seja, preparar o caminho. Tudo isso aconteceu para se cumprir as Sagradas Escrituras.

Isaías profetizou o que Deus lhe determinou e tempos depois a terra contemplava dois homens extraordinários; “O homem do deserto e o Mestre dos mestres”.

O homem do deserto não tinha roupas luxuosas, não lhe era servido grandes banquetes e seu discurso não era para agradar os ouvidos daqueles que gostam de ouvir somente palavras que massageiam o ego como prosperidade por exemplo, pelo contrário, suas roupas eram feitas de peles de animais, seu alimento era gafanhotos e mel e seu discurso era de arrependimento e de afronta aos doutores da lei, ele desafiava o sistema religioso hipócrita daquela época.

Um dia esse homem deixa o árido deserto e começa a batizar multidões nas aguas do rio Jordão e anunciava alguém que viria após ele e que os batizaria com o Espírito Santo.

Eu não sei qual imagem de Jesus era idealizada por João e aquela multidão, mas, o fato é que ele sendo rei não chegou com comitiva, sendo filho de Deus não atraiu para si os holofotes, sendo herdeiro do Dono do mundo não chegou com roupas luxuosas. Jesus chegou sem alarde e se encaminhou para as aguas daquele rio para ali, ser submergido por João e nos mostrar que o batismo nas águas se faz necessário da na vida do Cristão. Ao sair das águas uma voz bradou dos céus; Este é meu filho amado de quem me comprazo!

Não foi só Isaias que mencionou João e Jesus, Malaquias 3:1 também faz menção a eles;

Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. Malaquias 3:1

Eu fiz questão de tentar detalhar um pouco das profecias referentes a João e Jesus para você entender que elas se cumpriram mesmo sendo proferidas a centenas de anos atrás do nascimento deles e com isso eu quero lhe dizer que João preparou sim o caminho, que Jesus cumpriu sua missão aqui na terra e está próximo o cumprir de outra profecia contida em Atos 1:10-11;

E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:10,11

Jesus está voltando, estejamos todos preparados para esse grande dia que se aproxima e não demorará, guardemos nossa fé e sigamos pelo Caminho da Verdade e da Vida que é Cristo Jesus pois, só ele pode nos garantir vida eterna.

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *