Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?
O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade;
Salmos 15:1,2
Ser íntegro é um dos requisitos de Deus para que habitemos com Ele eternamente, mas, será que viver integramente é algo que o ser humano consegue com facilidade, e será que quando decidimos levar uma vida assim a sociedade entenderá?
A atitude de se manter íntegro em todos momentos é algo que agrada a Deus, Jó disse que sua consciência nunca o repreenderia até a sua morte, observe o que ele disse em Jó 27:4-6;
Meus lábios não falarão maldade, e minha língua não proferirá
nada que seja falso. Nunca darei razão a vocês! Minha integridade não negarei jamais, até a morte. Manterei minha retidão e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá. Jó 27:4-6
Deixa eu ilustrar melhor com o testemunho de um atleta;
Uma revista internacional publicou um artigo a respeito de um jogador de Squash, chamado Reuben Gonzales.
Em um torneio profissional em que, pela primeira vez, tentava a vitória e estava invicto, ao final do jogo, ele fez uma jogada decisiva.
O juiz da partida deu o ponto, aceitando a jogada, afirmando que fora correta.
Gonzales hesitou alguns instantes. Depois, virou-se, cumprimentou o seu adversário e declarou que sua jogada não era válida.
Antes de bater na parede, disse ele, a bola tinha quicado no chão da quadra.
A sua honestidade lhe valeu, como resultado, a perda da partida. Quando deixou a quadra, todos se mostravam surpreendidos com sua atitude.
No número seguinte da mesma revista, o jogador foi matéria de capa. A grande indagação, para a qual ninguém achava uma resposta plausível, era:
Por que ele tivera aquela atitude, não aceitando o ponto ganho?
Como entender uma atitude como aquela em um jogo decisivo, em uma disputa esportiva?
Como um jogador, com tudo a seu favor, uma decisão oficial, a vitória em suas mãos, se desqualifica a si mesmo e perde a partida?
Enquanto tantos discutiam, o artigo era lido por muitos, alguém resolveu perguntar ao próprio Reuben o porquê de tudo aquilo.
A resposta foi curta e serena: Era a única coisa que eu poderia fazer para manter minha integridade.
Ser integro é saber que as pessoas podem até não ver nosso ato falho, mas, é ter plena consciência de que Deus vê tudo e sabe todas as coisas.
Ser integro é nunca ser repreendido não pelo sociedade e pelas pessoas que ter cercam, mas, principalmente por sua própria consciência.
Não é uma missão fácil de se colocar em pratica vivendo em uma sociedade totalmente corrompida, mas, para aqueles que vivem pela Graça de Cristo Jesus não é algo impossível.
Seja mais íntegros neste mundo quedado pela corrupção!
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!