E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles. Atos 9:36-38
Temos nesta passagens algumas situações que nos chamam a atenção e servem para aumentar nossa fé em Deus.
O primeiro ponto que me chama a atenção é Dorcas não era conhecida somente pelo seu nome de registro, mas sim, por causa de suas obras e do amor que ela tinha para com os menos favorecidos.
Lucas a descreve como uma pessoa que tinha boas obras perante a Deus e que fazia esmolas, ou seja, ela sentia a dor do próximo e se preocupava com a situação dele e isso aos olhos de Deus é algo maravilhoso.
Jesus certa feita disse em João 13:35;
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35
Pedro havia presenciado esse amor de Cristo pelas pessoas mais necessitadas, o amor de irmão e na sua primeira epistola no capítulo 4 versículo 8 ele disse:
Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. 1 Pedro 4:8
Dia desses eu vi uma reportagem que mostrava uma família que foi despejada da casa em que alugavam, tudo que tinham foi colocado em cima de uma calçada, na lateral de uma grande igreja. Ali estavam morando o pai, a mãe e uma criança de 8 anos, a cena me deixou muito triste, mas o que sangrou meu coração vou ver que aquela igreja se fez indiferente para com aquela família. Que tipo de Cristianismo é esse? Que amor ao próximo é esse?
Ainda bem que a vizinhança se preocupou com aquela família e tava ajudando na forma do possível.
Jesus nunca passaria por uma pessoa necessitada e diria; isso é responsabilidade da assistência social e não minha, nunca faria isso, pelo contrário, ele limparia as ferida, multiplicaria o pão e estenderia sua mão de irmão.
Dorcas era esse tipo de pessoa que amava praticar boas obras, ela ofertava na vida das pessoas e de homens e mulheres que pregavam o evangelho de Cristo.
O segundo ponto que me chama a atenção é que Deus sabe reconhecer quem oferta com amor, quem estende a mão ao caído, quem mata a fome do faminto, Deus não fica devendo nada para ninguém e ele não ficaria devendo a Dorcas.
Havia um cenário de morte, mas, a dedicação daquela mulher foi tão grande que eles ao invés de preparar o velório a colocaram num quarto no andar superior e mandaram chamar Pedro que com certeza foi por ela ajudado por diversas vezes.
Pedro chega e manda todos os que estavam chorando sair e se ajoelha diante daquele corpo gélido e inerte, e naquele momento da uma ordem para que se levantasse daquele leito de morte; Tabita, levanta-te!
Ela sentou na cama, Pedro a pegou pela mão e a conduziu até os outros discípulos que ali estavam.
Aprenda com esta mulher de Jope, ame a obra de Deus, oferte na sua igreja, oferte para missões, na sua paroquia, para seu pastor ou seu pároco e sobretudo, oferte na vida do seu próximo, mas, oferte para que Deus saiba que você ofertou e não para que a sociedade saiba, oferto por amor.
Eu não tenho dúvida que fazendo isso você terá um olhar todo especial de Deus como Dorcas teve e como eu já tive por várias vezes.
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!