Pastor Júlio Falcão – Em defesa de Cristo

Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão.
Paulo respondeu: Assim Deus permitisse que, por pouco ou por muito, não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias. Atos 26:28,29

Jesus disse aos 12 apóstolo uma das frases mais importantes do evangelho; … Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

Paulo estava fazendo isto, evangelizando, e o local em que ele disse estas palavras não era um congresso, não era em um culto, não era uma missa… ele estava preso em Cesárea Marítima e foi apresentado diante do rei Agripa para que pudesse fazer sua própria defesa.

Paulo era um homem que teve a oportunidade de estudar algumas línguas, foi instruído por Gamaliel, ou seja, era sábio e poderia muito bem usar seu tempo de defesa para persuadir não somente o rei Agripa como também as outras autoridades a soltá-lo. Ele poderia, mas, não usou sua sabedoria em benefício próprio, pelo contrário, uso-a para evangelizar aquelas pessoas.

Ele prega para aqueles homens o que viveu no seu dia a dia, como era sua vida antes do encontro que teve com Jesus no caminho para Damasco e como foi sua vida até aquele presente momento.

Ele disse em outras palavras que antes conhecia a lei, mas, não o amor de Cristo e assim, Paulo aproveitou cada minuto que tinha para defender o evangelho de Jesus.

Em momento algum vemos esse apostolo de Cristo com medo ou pedindo clemencia, pelo contrário, vemos um homem disposto a ganhar almas para Cristo até no último minuto de vida.

Com todo esse cenário, eu faço uma pergunta pra mim e para você?

O que temos feito para levar esse amor de Cristo as outras pessoas?

E pergunto mais; como temos usado as oportunidades que nos são dadas?

Estamos falando só de coisas ou de nós mesmos, ou temos apresentado esse amor de Cristo a outras pessoas?

Que esse exemplo do apostolo Paulo sirva de lição, que nossa defesa seja a deseja do evangelho do amor, o amor de Cristo que morreu por nós e pelo qual Paulo deu sua vida por ele.

Quando o rei Agripa percebeu que a pregação de Paulo estava tão forte ao ponto de mudar sua visão doutrinaria, dogmática, ele fez a seguinte afirmação à Paulo:

Por pouco me persuades a me fazer cristão

A resposta de Paulo mostra onde estava sua intenção com toda aquela pregação do evangelho de Cristo: Assim Deus permitisse que, por pouco ou por muito, não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.

A vontade dele era que todos ali abandonassem a religiosidade que estava conduzindo-os a passos largos para o inferno e aderissem ao evangelho de Cristo Jesus, aceitassem esse que é o único caminho que leva ao Pai.

Que bela lição extraímos deste julgamento de Paulo, sejamos mais propagadores do evangelho do Mestre Jesus, evangelho este que transformou o coração tirano deste ex-oficial romano em um coração cheio de amor pelas ovelhas de Jesus.

Use as oportunidades que a vida lhe oferecer para semear este amor de Cristo.

Que Deus te abençoe e te use na obra dele!

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *