Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.
E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;
2 Timóteo 2:14-17
Na sua segunda carta a Timóteo, seu fiel amigo e discípulo que dirigia a igreja em Éfeso, Paulo, como bom pregador do evangelho e multiplicador de discípulos fez fortes advertências sobre ensinamentos bíblicos.
No versículo 14 ele pede a Timóteo que não se esqueça de tudo que lhe fora ensinado, do seu sacrifico, das inúmeras vezes que apanhou e até fora preso por causa do evangelho de Cristo.
Estas palavras de Paulo ainda ecoam com muita atualidade em nossos dias, pois, cada vez mais as pessoas estão banalizando o nome de Cristo e até desprezando sua morte na cruz por todos nós.
Paulo toca em outro ponto muito atual; contendas!
Sempre existiu e sempre existirá no meio da igreja pessoas causadoras de contendas. Paulo sabiamente disse que o que estas pessoas falam de nada se aproveita, só serve para perversão dos ouvintes.
Infelizmente esse tipo de pessoa, que ama causar contenta no ambiente religioso, no trabalho e até nos lares, sempre conseguirá perverter alguns e destruir a harmonia do ambiente, isso é fato e precisa ser combatido com oração e fé.
Paulo, pede para que não se esqueçam dos ensinamentos, mas, que sobretudo, apresentem a Deus aprovado, como obreiro que não tem que se envergonhar.
Aqui em outras palavras ele está falando de dedicação ao evangelho sem deixar de lado o bom testemunho, ter um caráter reto diante de Deus e dos homens.
No versículo 17 Paulo mostra o poder destruidor quando se dá ouvidos a pessoas que levantam suas próprias teorias e com elas tentam destruir o evangelho de Cristo, para isto ele citou dois homens;
Himeneu e Fileto.
Eram vários, mas, ele citou estes dois que já eram conhecidos por trazerem ensinamentos que para Paulo eram como gangrena que corrói, neste caso, corrói a visão do cristão fazendo com que se desvie do caminho da salvação, isso é muito triste.
Himeneu, era umapóstata dos ensinamentos de Jeus, viveu nos primórdios do cristianismo e o apostolo Paulo logo o identificou como blasfemador, cheio de “falatórios” vãos.
Himeneu, junto com certo Fileto, atuavam nas primeiras comunidades ensinando doutrinas falsas e desviando do bom caminho a muitos.
Ensinavam doutrinas errôneas da ressurreição.
Afirmavam que a ressurreição era apenas simbólica, e não haveria um ressurreição adicional no futuro como nos mostra 2 Timóteo 2,18;
Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns. 2 Timóteo 2:18
Ainda hoje se multiplicam os discípulos de Himeneu e Fileto, pessoas que destorcem a verdade com falácias que produzem encantamento naqueles que estão fracos na fé e que facilmente são atraídos por um mundo de conto de fadas.
Que todos nós possamos constantemente buscar nos mais íntimos registros de nossa memória a entrega de homens e mulheres que deram suas vidas para nos ensinar sobre o amor de Cristo, nos apontar biblicamente o caminho da salvação, mas, que sobretudo, não esqueçamos de Jesus e sua cruz, nunca houve e nunca existira amor maior.
Que possamos lapidar nosso cárter, apresentando-nos aos homens e a Deus totalmente aprovados.
Sejamos gratos aos milhares de discípulos de Paulo que ainda hoje pregam o evangelho da verdade sem a ganancia por dinheiro e tendo como único objetivo o ganhar almas para Cristo.
Gratidão a todos que não medem esforços para levar o evangelho a toda criatura.
São homens e mulheres que tem família, sentimento, necessidade e que precisam de nossas orações!
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!