Pastor Júlio Falcão | As lições dos 7 nos mergulhos de Naamã

2 Reis 5: 14

Assim ele desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus; ele foi purificado e sua pele tornou-se como a de uma criança. 2 Reis 5:14

A história de Naamã se repete em muitas vidas nos dias atuais, homens e mulher que tem posições de destaques na sociedade, porém, que escondem algum sujeira, algo imprestável e precisam serem limpos, precisam deixar Jesus, o Rio de Águas Vivas, purifica-los conforme disse a palavra.

E para isso acontecer precisamos aprender 7 lições importantes nos mergulhos de Naamã;

1 – É QUE DEUS AS VEZES VAI NOS COLOCAR EM SITUAÇÃO QUE A PRINCIPIO PARECE RUIM, MAS, QUE NA VERDADE ELE NOS COLOCOU ALI OU NOS LEVOU PARA ALI, COM ALGUM PROPOSITO;

A menina que disse que se ele se apresentasse diante de Eliseu ficaria curado, não estava ali como convidada e sim como escrava. Deus permitiu aquela situação na vida dela para que outra vida fosse purificada. Eu tenho certeza que quando Naamã voltou curado essa jovem teve outro tratamento dentro daquele lar, creio que se tornou como que mais um membro da aquele família.   

2 – NAAMÃ OBEDECIA A SEUS SUPERIORES, A REBELDIA É COMPARADA AO PECADO DE FEITIÇARIA;

Precisamos tomar esse cuidado que Naamã teve; o de obedecer quem é superior e isso serve na vida profissional, famíliar e ministerial, pois, quem desobedece é rebelde e rebeldia é comparada na bíblia com o pecado de feitiçaria.

3 – A CONFIANÇA DE NAAMÃ AINDA ESTAVA EM HOMENS… LEVOU CARTA AO REI DE ISRAEL;

Naamã antes dos mergulhos ainda estava cheiro de arrogância e superioridade, crendo mais no rei do que no Deus que tem todo poder, a esperança dele estava apoiada em uma carta ao rei. Não é o prefeito, governando, presidentes ou muitos menos ministros da suprema corte que vão resolver seu problema, só Deus é que tem poder para fazer o que o homem não faz.

4 – NÃO SE EXIGE DE DEUS O MODO COMO ELE VAI AGIR… APENAS OBEDEÇA;

O Jordão tem águas turvas, Naamã quis escolher a forma de Deus agir na vida dele, e não é assim que Deus trabalha, ele usa as formas mais estranhas aos olhos humanos para realizar seus milagres, a penas obedeça.

5 – DEUS AS VEZES VAI NOS PEDIR ALGO QUE VAI PARECER ESTRANHO, PEQUENO DEMAIS, BOBO AOS OLHOS HUMANOS… ELE QUER EXERCITAR NOSSA FÉ;

Naamã esperava que Eliseu emposse as mãos sobre ele para a cura acontecer, Eliseu sequer chegou perto dele, apenas deu a ordem de Deus; vai ao Jordão e mergulha 7 vezes. Precisamos crer no que Deus nos pede, precisamos exercitar nossa fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus.

6– QUANDO FAZEMOS SEGUNDO A PALAVRA O MILAGRE ACONTECE;

Quando incentivado pelos soldados, Naamã resolveu dar os tais 7 mergulhos ele viu ao termino deles sua pele ser totalmente curada, ela ficou tão limpa que foi comparada a pele de uma criança. A palavra de Deus nos purifica, nos restaura e nos conduz ao reino dos céu.

7– DEVEMOS SER GRATOS A DEUS;

No versículo 15 já observamos um novo Naamã, não só com a pele restaurada, mas sobretudo, com seu caráter transformado. Sua primeira atitude ao sair das águas do Jordão, foi a de ir ao encontro de Eliseu e honrá-lo, mesmo Eliseu não aceitando aquelas ofertas, ele demostrou toda sua gratidão a Deus.

Precisamos seguir estas lições e não só seguir, mas, precisamos ser gratos a Deus continuamente, porque, sem nenhuma dúvida Deus faz a parte dele, aquilo que foge do nosso alcance, Ele é capaz!

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *