Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.
O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!
Provérbios 15:22,23
Existem pessoas que teimam em não ouvir os mais experientes, por exemplo; em uma empresa se um simples funcionário der uma opinião, dificilmente será ouvido pelos executivos.
Mães que aconselham filhos a respeito das escolhas que eles estão fazendo e que os conduzirá a caminhos terríveis, são ignoradas, os filhos falam que são jovens, que essas mães são ultrapassadas e seus conselhos não servem de nada.
Quantos filhos hoje se pudessem voltar no tempo e escutar suas mães não teriam entrado no caminho das drogas, do alcoolismo, do adultério e ate mesmo no submundo do crime?
Geralmente alguém que está fora do problema tem uma visão melhor e seus conselhos podem ajudar a resolvê-lo, esse foi o caso de um caminhão encalhado debaixo de uma ponte, eu vou explicar melhor:
Certa vez um caminhão enorme ficou preso debaixo de uma ponte de pouca altura. Todo o tráfego ficou paralisado enquanto ele tentava desvencilhar-se dali, dando marcha ré ou forçando para frente.
Guardas de trânsito e homens experientes também vieram para ajudar a resolver o problema, porém, quanto mais tentavam mover o veículo, mais preso ele ficava. Finalmente, todos decidiram que a única solução seria cortar parte do teto da carroceria e arrancá-lo de lá com um guincho, e foram buscar as ferramentas necessárias.
Enquanto tudo isso acontecia, um garoto estava ali observando e tentando dizer algo para os homens. Eles apenas o empurravam para fora do caminho e até lhe disseram que fosse para casa e não atrapalhasse.
Mas ele tinha uma boa ideia e gritou: “EI, PORQUE VOCÊS NÃO MURCHAM OS PNEUS?”
Os homens pararam e olharam para o alto da carroceria e depois para baixo, para os enormes pneus e viram que o conselho do menino era a melhor solução. A solução mais simples, partiu de uma criança que estava ao longe observando aquele grande problema de homens tão experiente.
Adaptação do livro “O amanhã começa hoje” de Alf Lohne.
Eu caminho para o final, deixando-lhe mais um provérbio de Salomão para lhe mostrar a importância de ouvir bons conselhos;
O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está
com os que tomam conselho. Provérbios 13:10
É sempre bom ouvir uma segunda opinião, principalmente de pessoas que confiamos e que nos conhecem. Nunca devemos esquecer também que Jesus nos deixou um conselheiro infalível; o Espírito Santo, assim disse Jesus em João 14: 26;
Isto vos tenho dito, estando ainda convosco;
mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. João 14:25,26
Ninguém sabe todas as coisas e quem ouve aprende mais e erra menos.
Não tome decisões movido pela emoção ou o calor do momento, acalme seu coração e peça conselhos aos que você confia e ao Espírito Santo de Deus.
Que Deus te abençoe e ilumine sua mente em todas as suas decisões.
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!