Pastor Júlio Falcão | A vida é uma grande lavoura

O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.
Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,
Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça.

Salmos 92:12-15

Poucos são os que param para pensar na velhice e se esquecem que a vida é uma grande lavoura em que um dia chegará o tempo da colheita.

Não se sabe quem escreveu o salmo 92, apenas se sabe que ele foi escrito para ser entoado no dia do Shabbath judaico, o dia em que os judeus separam para louvar e adorar a Deus, e não realizam nenhuma outra atividade.

O salmista diz cita a palmeira e palmeira significa vida longa, ele também menciona que ela é florida, e por acaso você já viu onde ficam as flores de palmeira?

Elas ficam no alto desta planta, na sua copa e isso significa florescer acima das adversidades.

A palmeira é totalmente flexível, vem a tormenta e derruba as mais robustas arvores, a palmeira porem, enfrenta os ventos bravios com muita flexibilidade sem se sucumbir.

O salmista compara a velhice dos justos a outra planta; o cedro do Líbano, que segundo especialistas nos seus três primeiros anos, enquanto cresce um centímetro acima do solo, suas raízes já cresceram mais de três metros de profundidade e só depois dos quatro anos que é começam a ganhar altura.

Para florirmos acima das adversidades e sermos flexíveis como a palmeira, para termos raízes profundas e crescermos fortes com o cedro do Líbano, precisamos plantar na grande lavoura de nossa vida.

Se vivemos retrocedendo constantemente é clássico sinal de que estamos lançando ao solo a semente do desanimo revestida com o agrotóxico da covardia.

Se ao longo da vida o que mais causamos é tristeza em nós mesmo ou nos corações dos nossos familiares, com certeza estamos usando as sementes da rebeldia, e cedo ou tarde ela destruirá tudo o que de bom já foi plantado nesta grande seara da vida.

Porém, se você tem procurado firmar suas raízes nos caminhos do senhor, se mesmo em meio as adversidades desta vida, você como a palmeira tem florido, eu tenho certeza que não serás derrubado pelo vento da ingratidão, pela tempestade da enfermidade ou por qualquer que seja a tormenta.

Se você mesmo que pareça que não esteja havendo crescimento em determinadas áreas de sua vida, tem a paciência de esperar o tempo certo de crescimento como cedro do Líbano, eu tenho certeza que você chegará ao final de sua vida dando frutos e ainda será viçoso e cheio de vigor.

Quem planta as boas sementes na seara da vida, das boas sementes colherá.

Não se esqueça, as sementes ruins também germinarão e terão que passar pelo processo da colheita.

Quem se assemelha a palmeira e ao cedro do Líbano tem vida longa e não para de anunciar que o Senhor é reto e que ele é sua rocha e sua justiça.

Ainda há tempo de lançar as boas sementes para usufruir de boas colheitas sua velhice.

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *