Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo.
Repousará sobre ele o Espírito do Senhor , o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor .
Isaías 11:1,2
Dando continuidade à nossa série sobre o nascimento de Jesus, quero falar um pouco sobre sua descendência e também falarei de forma resumida como se deu a comemoração do natal em 25 de dezembro, tendo visto que a bíblia não menciona uma data específica do nascimento do Filho de Deus.
O evangelho de Mateus no capítulo 1, traz a genealogia de Jesus, ela começa falando que Abraão gerou a Isaque, que gerou Jacó, um pouco mais adiante fala que Rute gerou a Obede, e Obede a Jessé; Jessé gerou a Davi, Davi a Salomão. Já no final da genealogia de do Nazareno a bíblia diz que Matã gerou a Jacó E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.
Eu dei uma resumida na arvore genealógica de Jesus, mas, dá para ver claramente que Deus trabalhou gerações para nos enviar seu Filho de forma natural e através da família.
Jesus é o renovo que saiu das raízes dos rebentos de Jessé.
O profeta Isaías disse que o Espírito do Senhor repousaria sobre ele e de fato isto aconteceu. Sobre ele está o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor, isso é inegável.
Se evangelhos não mencionam a data do nascimento de Jesus, então, como se chegou ao dia 25 de dezembro para comemorar o nascimento de Cristo?
Foi no século 4 que um papa chamado Júlio 1º estabeleceu o dia 25 de dezembro como o dia de Natal. Era uma tentativa de cristianizar as celebrações pagãs que já eram realizadas nessa época do ano.
No ano de 529, o 25 de dezembro já havia se firmado como um feriado e, em 567, os 12 dias entre o 25 de Dezembro e o Dia de Reis – considerado o dia em que os reis magos chegaram até Jesus – eram feriados públicos, então, o papa Júlio 1º resolveu unificar as festividades.
O Natal não é apenas uma festa cristã. A celebração tem raízes no feriado judaico de Hanuká (festa de luzes celebrada ao longo de oito dias), nos festivais dos gregos antigos, nas crenças dos druidas (sacerdotes celtas) e nos costumes folclóricos europeus.
E como o papai Noel entrou nessa história se o aniversário é de Jesus?
No Natal moderno introduziu-se o mito do Papai Noel ou Pai Natal, cuja origem remonta a tradições cristãs europeias. Mas a imagem dele como a conhecemos hoje foi popularizada por fabricantes de cartões natalinos americanos no século 19, ou seja, uma imagem meramente comercial e que tenta tomar o lugar do verdadeiro aniversariante, Cristo Jesus.
Criou-se um mito que este papai Noel é quem entrava a noite pelas chaminés nas casas que as tinham e pelo telhado nas casas que não tinha as tais chaminés, mas, observe o que Jesus disse sobre que não entra pela porta em João 10: 1-2;
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. João 10:1,2
Esse versículo joga muita luz sobre o personagem folclore que tenta usurpar a homenagem que não é dele e mostra que Jesus entra em nossas vidas pela porta, a porta de nossos corações e de nossos lares.
Que você possa ensinar seus pequeninos que Jesus é quem nasceu em Belém, que você possa ensiná-los sem medo de estar roubando deles uma infância, porque é na infância que se deve ensinar verdadeiramente como nos mostra o Provérbios 22: 6;
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22:6
Jesus a descendência de Jessé foi enviado ao mundo e sobre veio todo conhecimento, toda mansidão e fortaleza.
Amanhã falaremos mais sobre o nascimentos da Luz do mundo, Cristo Jesus.
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!