Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2 Coríntios 4:16-18
Estes três versículos ditos por Paulo aos irmãos de Corinto são carregados de grandes e importantes ensinamentos, e eu gostaria de jogar luz a cada um deles junto com você;
Versículo 16 ele fala de corrupção, de fraquejar… e logo no início do versículo ele já pede que não desfaleçamos por causa disso, em outras palavras, Paulo estava dizendo que o homem é falho, sujeitos as corrupções desta terra, mas, que existe uma ferramenta para nos ajudar a vencer essa tendência.
Quando ele diz que o homem exterior se corrompa ele estava dizendo da força da carne, e quando ele diz que o homem interior se renova de dia em dia, ele estava falando do Espírito, e é exatamente essa a ferramenta para vencer a tendência que nos leva a corromper; alimentando o Espírito com oração e a palavra de Deus.
Versículo 17 ele fala de tribulação como algo leve e momentâneo, e olha que estamos falando de Paulo, um homem que rotineiramente era açoitado, humilhado e preso. Paulo está nos mostrando com estas palavras que tribulações existem e que elas não podem nos parar, sobretudo, quando fazendo a vontade de Deus, muitas serão as provações, porém, ao resistirmos todos elas, grande será o nosso galardão, a gloria de Deus será derramada sobremaneira sobre as nossas vidas.
Portando, não desanime diante das tribulações, porque há um pesos eterno de gloria muito excelente sobre sua vida.
O versículo 18 vem para finalizar de forma exponencial o 17, nele Paulo pede para que não nos atentemos para as coisas que se veem, mas, para as que não se veem, porque as que se veem são temporais, ou seja, passageiras, e as que não se veem são eternas.
Paulo estava dizendo que as perseguições passam, que as dores físicas não são eternas, que as contendas vão embora… Enfim, Paulo sabia que toda tribulação é passageira e exatamente por isso ele nos pediu; não fique focado só nos problemas, olhe para além deles, olhe para aquilo que não se vê ainda.
Isso fala de fé, de crer no inatingível, de olha para as lutas e enxergar a vitória, de olhar para vida que levamos nesta terra de injustiças e enxergar a justiça de Deus em nossas vidas que nos conduzirão a um lugar que não existe dores e nem prantos, e esse lugar está reservado para aqueles que não desistem, esse lugar é a Nova e Eterna Jerusalém, o Reino do Céu prometido por Cristo Jesus.
É lá que eu quero morar e é lá que eu quero te encontrar!
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!