O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur,
e perguntou-lhe: “Hagar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai? ” Respondeu ela: “Estou fugindo de Sarai, a minha senhora”. Gênesis 16:7,8
Existem problemas ou situações que se a pessoa não se acalmar e falar com Deus pedindo direcionamento do Espírito Santo, ela vai acabar fazendo escolhas erradas, tomando caminhos desconhecidos e o final destas escolhas geralmente não é bom.
Observe que a pergunta que o anjo fez a Hagar não era de quem ela estava fugindo e sim, de onde ela vinha e para onde ela ia.
Respostas incerta, confusas, acontecem porque algumas situações deixam o ser humano desorientado, sem rumo, por isso é importante tentar acalmar um pouco, respirar fundo e pedir que Deus dê direcionamento.
Hagar estava totalmente desorientada, e sem orientação somos como um navio no meio a imensidão do oceano navegando sem nenhum instrumento, seguindo segundo o curso das marés.
O anjo queria saber qual era o plano dela para aquele momento, se ela sabia de suas origens, do seu passado e qual seria o seu destino no futuro.
A única coisa que ela sabia é que estava fugindo de um problema e não adianta fugirmos dos problemas, podemos até tomar caminhos novos, mas, primeiro precisamos resolver o problema, poias, se assim não fizermos o problemas também seguirá conosco eternamente.
Um pouco mais adiante anjo falou para ela voltar e às vezes o voltar nem sempre é sinal de retrocesso e sim de recomeço, de acertar as arestas, corrigir o que estava errado.
Não deixe o calor do momento fazer com que você tome decisões erradas, que faças escolhas por caminhos que não te levarão a lugar nenhum, fugir não resolverá nada.
Hagar não resolveu seu problema e tempos depois desta conversa com o anjo ela teve um filho com Abraão e novamente teve que ir embora expulsa por Sara, de novo ela estava no deserto, perdida, com fome e com sede esperando a morte dela e do filho Ismael chegar, e mais uma vez o anjo apareceu para ela lhe mostrando uma fonte de agua e um novo caminho.
Deus tem os melhores caminhos, não escolha o seu movido pelo ódio, a dor da decepção ou ate mesmo por falta de opção, deixe o Espírito Santo te mostrar o melhor destino.
Que Deus refrigere sua alma, acalme seu coração e te dê direção.