Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa,
para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
Efésios 6:1-3
Este é um dos mandamentos do Senhor, honrar pai e mãe, e é um mandamento com promessa para os que o segue.
Gerar filhos é um investimento continuo, investe-se cuidados paternais e também uma soma incalculável de dinheiro ao longo da vida de cada um deles, mas, dificilmente você vai ver um pai ou uma mãe fazendo esta matemática.
Não fazem tal contabilidade porque gerar filhos é uma dadiva de Deus e mesmo que alguns deles retribuam com a ingratidão, ainda assim, se você perguntar para os pais se abririam mão destes filhos, eles dirão que não, porque os amam incondicionalmente.
Dar a vida e ensinar princípios a outro ser humano é algo que não tem preço, é incalculável e só entende de fato que é pai e mãe.
Vou ilustrar um pouco mais o tema com uma reflexão que um dia contei no rádio;
Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito. Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu: Cortar a grama do jardim: 3 reais. Por limpar meu quarto esta semana: 1 real. Por ir ao supermercado em seu lugar: 2 reais. Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia às compras: 2 reais. Por tirar o lixo toda semana: 1 real. Por ter um boletim com boas notas: 5 reais. Por limpar e varrer o quintal: 2 reais. Total da dívida: 16 reais. A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa. Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu: Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida: nada. Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti: nada. Pelos problemas e pelos prantos que me causastes: nada. Pelo medo e pelas preocupações que me esperam: nada. Por comidas, roupas e brinquedos: nada. Por limpar-te o nariz: nada. Custo total de meu amor: nada. Quando o menino terminou de ler o que sua mãe havia escrito tinha os olhos cheios de lágrimas. Olhou nos olhos da mãe e disse: “Eu te amo, mamãe!!!” Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme: Totalmente Pago.
Assim como os filhos precisam horar seus pais como mandamento, também nós os adultos, não podemos ser como crianças exigindo de Deus recompensa por boas ações que fazemos, pois, a melhor recompensa é o amor que vem de Deus, que continuamente é derramado sobre nossa vida e com um detalhe importante, é totalmente grátis. Basta querermos recebê-lo em nossas vidas!
Lembre-se filhos, um dia vocês serão pais, e colherão tudo aquilo que plantou na vida da sua mãe e de seu pai, cabe somente a você decidir qual fruto irá querer colher.
Que Deus traga vida longa sobre você!