E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Gênesis 22:1,2
Se tem uma passagem que mostra claramente a diferença entre a fé e a razão, é esta. Abraão esperou por longos 25 anos até que se cumprisse a promessa de Deus em sua vida; um filho, aquele que multiplicaria sua descendência, mas, o mesmo Deus que o prometeu agora estava o requisitando em sacrifício vivo. Como pode uma coisa dessas, pergunta uns, porque Deus pediria algo tão difícil para um ser humano?
Nestes próprios versículos encontramos a resposta;
Primeiro, Deus quis provar a fé de Abraão, ele não queria Isaque e sim o coração deste homem que é tido na bíblia como pai da fé.
Eu vejo alguns religiosos dizendo que Deus não tenta ninguém e isso é um engando e falta de conhecimento da bíblia.
Deus tentou sim a Abraão para ver até onde ia sua fé nele, o versículo 1 é claro como a luz do sol do meio dia em nos mostrar isto;
E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe.
Algumas provas de Deus em nossas vidas são sim, Deus nos testando e sobretudo, nos ensinando, nos capacitando.
Este ato de Deus de pedir Isaque como sacrifício foi tão forte tanto para ele e seu pai Abraão como também para o próprio Deus, foi tão único que centenas de anos após Deus entrega seu próprio filho em outro monte em sacrifício vivo, não por ele, mas, por todos nós.
Isaque subiu o Moriá carregando a lenha em seus braços fortes e sadios de um jovem, Jesus subiu o Gólgota carregando uma cruz sobre seus ombros feridos pelos açoites.
Como escolher entre a fé e a razão que nos manda retroceder?
Como obedecer a Deus ainda que lhe custe algo que lhe fará profundo falta?
Como entender que nas maiores provações pode haver uma lição didática de Deus para que venhamos corrigir algo em nossas vidas?
A resposta é fé!
Deus nos ama e quer o melhor para cada um de nós, ele é fiel para cumprir todas as promessas e tinham promessas na vida de Abraão.
Uma delas era; sua descendência será incontável como as estrelas do céu e a areia da praia.
A outra era; através de ti serão benditas todas as famílias da terra.
Abraão sabia que quem estava lhe pedindo um sacrifício era fiel para fazer cumprir estas promessas na vida dele, a confiança era tão grande que ele voltaria com o filho nem que fosse ressuscitado que assim ele disse aos empregados que com eles foram até o pé do monte;
…Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós. Gênesis 22:5
É esse tipo de fé e de entrega que move o coração de Deus, então, precisamos entender que as vezes Deus usa um vale para nos mostrar novo caminho, deserto para provar nossa fé e montes para adorá-lo em espirito e em verdade.
Todas as vezes que voce estiver em alguma situação onde precisará escolher entre a fé e a razão, escolha sempre a mais difícil humanamente de se cumprir, escolha a fé, pois, a razão sempre vai te mandar parar e não acreditar no improvável, no impossível, no inatingível…
Quando escolhemos a fé obediente, Deus brada do céu e nos envia o socorro como ele fez com Abraão em Genesis 22: 11-13;
Mas o Anjo do Senhor lhe bradou desde os céus e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então, disse: Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único.
Então, levantou Abraão os seus olhos e olhou, e eis um carneiro detrás dele, travado pelas suas pontas num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. Gênesis 22:11-13
Deus tem grandes coisas preparadas para aqueles que confiam nele ainda que isto lhe custe algo que lhe cause dores momentâneas, como certamente causou em Abraão, mas, que depois o fez descer daquele monte jubiloso com o filho da promessa.
Que Deus nos dê uma fé semelhante a fé de Abraão.