Pastor Júlio Falcão – Esforço e recompensa

Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa. (2 Crônicas 15: 7)

Estas foram palavras do profeta Azarias ao rei Asa que hoje eu sou conduzido a falar um pouco sobre esforço e recompensa, no caso do rei Asa era o esforço para retirar os altares dos deuses estranhos de Judá e colocar novamente o Deus criador de todas as coisas como único Deus a ser servido e cultuado.

A palavra é clara, o esforço traz consigo a recompensa.

Muitos param no meio do caminho porque decidiram que já se esforçaram demais ou que é perda de tempo se esforçar mais um pouco, se capacitar um pouco mais além dos seus conhecimentos e quando veem alguém que se dedicou tanto profissionalmente ou até ministerialmente colhendo seus frutos, acham que estes tiveram sorte na vida aos invés de esforço.

Algo semelhante aconteceu com dois irmãos e vai ilustrar bem o que eu quero te passar hoje;

Em certa ocasião, dois irmãos foram admitidos em uma Empresa na função de faxineiro, visto que tinham pouca instrução.

Um dia, foi oferecida a oportunidade para todos que a quisessem de, após o término do expediente, ficar até mais tarde e cursar o supletivo por conta da Empresa.

Um dos irmãos imediatamente agarrou esta chance. O outro, porém, acomodado à própria situação, disse: Eu, hein, fazer hora extra sem receber para isso…

Em outras ocasiões, a história se repetiu: oportunidades eram oferecidas – cursos de digitação, informática, noções de contabilidade, treinamentos em relacionamento humano, etc. – um agarrava de frente a oportunidade, investindo seu tempo no desenvolvimento pessoal e profissional; o outro, sempre com “belas” justificativas para não ser “explorado”, apresentava desculpas das mais diversas tais como: E o meu futebol, meu programa de televisão, o barzinho com os “amigos”, etc…

Passado algum tempo, aquele irmão que investira seu tempo com afinco em seu aperfeiçoamento foi se destacando… Tanto que à medida que foram surgindo vagas dentro da Empresa, a ele eram oferecidas. E isto o exigia mais ainda em empenho, e prontamente ele dedicava-se mais e mais…

Tempos depois, chegou a gerente, não apenas mais um gerente mas sim o melhor gerente da Empresa.

E foi feita uma festa em homenagem ao rapaz.

Na festa, alguém que não sabia do parentesco entre o ainda faxineiro e o então gerente, aproximou-se daquele e disse: Formidável este gerente!

É… e ele é meu irmão… – disse o faxineiro.

Seu irmão? – exclamou incrédulo, a outra pessoa – E ele é gerente e você faxineiro?!

É… na vida ele teve mais sorte que eu…! – concluiu o faxineiro.

Quanto mais nos esforçarmos para adquiramos conhecimento, mais longe nós chegaremos, quanto mais nos esforçamos na obra do Senhor mais almas ganharemos e sempre seremos recompensados por Deus, porque Deus não fica em debito com ninguém.

Seja qual for a área de sua vida, esforce-se um pouco mais e a colheita chegará e não tardará.

Deus abençoe o trabalho de suas mãos.

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *