Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem. Não dêem atenção aos sonhos que vocês os encorajam a terem.
Eles estão profetizando mentiras em meu nome. Eu não os enviei”, declara o Senhor.
Jeremias 29:8,9
Estas são palavras que estão uma carta, redigida por Jeremias segundo determinação do Todo-poderoso Deus ao lideres, sacerdotes, profetas e a todo povo que Nabucodonosor havia levado para o cativeiro babilônico, fazendo um alerta sobre os falsos profetas e adivinhos que estavam usando o nome de Deus em vão naquela época, mas, essa mesma advertência é atuais para os nossos dias.
Tenho observado com muita frequência pessoas que se dizem enviadas de Deus, profetizando, adivinhando em nome do próprio Deus, e esse tipo de gente agrada a multidão, parece-me que o homem gosta de ser enganado, eu digo isto, porque se as tais profecias nunca se cumprem.
É obvio que aqui não estou generalizando, pois, existem sim homens e mulheres que são realmente enviados por Deus como foi o exemplo de Jeremias, que falam o que Deus manda e Deus cumpre aquilos que falou por suas bocas, mas, o que tem me assustado é que até nas canções ditas como gospel estão cantando a frase “Deus mandou te dizer”, e será que mandou mesmo?
Todos nós prestaremos conta diante de Deus de todas as palavras que saíram de nossos lábios.
Preste atenção nesta frase do versículo 8;
Não dêem atenção aos sonhos que vocês os encorajam a terem.
Quantas vezes eu já vi pessoas recendo profecias que não batiam em nada com elas e ainda assim por estarem diante dos irmãos na igreja, concordavam, alimentando o sonhos, ou seja, a falsa visão do falso profeta, fazendo com que ele tenha uma falsa autoridade Divina diante do povo.
Temos que ficar atentos, muitos estão profetizando mentiras usando o nome de Deus e isso é algo muito sério, pois, com tais mentiras podem até induzir uma pessoa a desfazer de bens matérias em proveito próprio ou induzir a pessoa a tomar uma decisão pensando que é Deus que mandou e depois se frustrar quando vê que tudo não passou da falácia humana.
Eu gosto sempre de falar que Deus não é Deus de confusão, quando me perguntam como saber se foi Deus que realmente mandou dizer uma profecia, e a bíblia me da base para isso;
E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. 1 Coríntios 14:32,33
Quando Deus fala conosco, ele não diz sabe aquela noite, ou aqueles papeis… Não, Deus é objetivo e claro como a luz do dia, se ele te falar, vai dizer o que aconteceu naquela noite, o que você realmente passava e se for algo judicial ele dá até o numero do processo para você não ter duvidas, simplesmente porque Deus não é Deus de confusão. Dito isso você sentirá paz em seu coração e não duvida.
Certa feita conversando com um velho amigo pastor ele me disse; olha pastor Júlio, eu vou toda semana ao monte buscar a presença de Deus e agradecê-lo e ainda sim, depois de muitos anos de ministério, poucas foram as vezes que Deus me mandou entregar uma profecia.
Muitos vão dizer; que pastor esse e eu digo; um pastor que só fala o que Deus manda e não segundo a carne e as emoções direcionam.
Cuidado com os que viajam de igreja em igreja com os chamados ministérios das profecias, nunca em toda bíblia você encontrará um profeta de Deus levando profecias por atacado, digo, profeta de Deus e não os falsos profetas e adivinhos.
Lembre-se se Deus tiver que falar com você ele vai falar e não deixará duvida alguma de que foi ele, ainda existem profetas sérios e tementes a Deus, mas, muitos são os que usam o nome deste mesmo Deus em vão, destes, acautelai-vos.