Por que você está assim tão triste,
ó minha alma?
Por que está assim tão perturbada
dentro de mim?
Ponha a sua esperança em Deus!
Pois ainda o louvarei;
ele é o meu Salvador e o meu Deus.
Salmos 42:11
Provavelmente este salmo seja atribuído a Davi e nele podemos perceber que ele não estava bem, algo estava errado emocionalmente e provavelmente estava depressivo.
A depressão é uma doença psiquiátrica que produz sentimentos de tristeza, desânimo, desesperança, desencanto, e pode levar a pessoa ao suicídio.
Essa doença da alma tem aumentado cada vez mais na sociedade e, sobretudo, no pós-covid.
Em estudo feito com 425 pacientes que se recuperaram das formas moderada e grave da Covid-19, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) observaram uma alta prevalência de déficits cognitivos e transtornos psiquiátricos. As avaliações foram conduzidas no Hospital das Clínicas entre seis e nove meses após a alta hospitalar.
Mais da metade (51,1%) dos participantes relatou ter percebido declínio da memória após a infecção e outros 13,6% desenvolveram transtorno de estresse pós-traumático.
O transtorno de ansiedade generalizada foi diagnosticado em 15,5% dos voluntários, sendo que em 8,14% deles o problema surgiu após a doença. Já o diagnóstico de depressão foi estabelecido para 8% dos pacientes – em 2,5% deles somente após a internação.
De fato, a pandemia fez com que os números de depressivos que já eram altos, aumentarem ainda mais.
É preciso que lutar em favor da saúde da saúde da alma, e até dar ordens para ela como fez o salmista, pois, se desistir o estrago será grande.
Se a alma morrer o corpo vai junto, a família é desestruturada. É preciso dizer para ela; Ponha a sua esperança em Deus!
A depressão é um quarto com as paredes tingidas de preto, com a luz apagada numa noite de céu nublado, é preciso jogar luz neste quarto, é preciso ver o céu estrelado após as nuvens densas, é preciso lutar para a alma não morrer.
É preciso ver os sinais comportamentais, emocionais e físicos do depressivo e lhe oferecer ajuda ao invés de achar que é frescura.
É preciso, sobretudo, que o depressivo lute por dias melhores, lute para que a luz da esperança dissipe as densas trevas da depressão para que sua alma, jubilosa, possa louvar a Deus com toda intensidade.
Se você está como Davi esteve; sem animo, sem alegria e quem sabe até mesmo sem vontade de sair de casa ou de desistir da vida, saiba, Deus levantou Davi novamente, arrancou a alma dele do cárcere e pode arrancar a sua também.
Dê uma palavra de ordem para sua alma hoje mesmo;
Ponha a sua esperança em Deus!
Pois ainda o louvarei;
ele é o meu Salvador e o meu Deus.
Procure ajuda profissional, procure ajuda espiritual e seja livre deste mal que tem por intuito de primeiro matar a alma para depois matar o corpo.
Deus te abençoe e livre sua alma deste mal.