E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Gênesis 22:1,2
As vezes o ser humano espera tanto por uma benção que quando a alcança acaba por esquecer de Deus e focar somente naquela conquista.
Algo semelhante aconteceu na vida de Abraão, que antes de Isaque chegar a sua vida ele vivia levantando altares para Deus e o adorando, mas, quando na sua velhice a promessa se cumpre e Isaque nasce, essa história começa a mudar.
Aquele que colocava Deus em primeiro lugar, agora estava vivendo entorno de Isaque, alias se você observar no capítulo anterior vai notar que ele despede Agar a serva egípcia de Sara com seu outro filho Ismael somente com uma botija de agua e pão.
Ismael não era a promessa de Deus para Abraão e sim um jeitinho que Sara arrumou para que tivesse uma criança em casa, ou seja, ela tentou antecipar o que Deus ainda estava preparando.
Deus sempre cumpre suas promessas, mas, será que muitos de nós estamos preparados para elas?
Será que somos maduros suficientemente para não viver por causa da benção e sim por causa do abençoador, o nosso Deus?
Quando Deus percebe que algo tinha mudado na vida de Abraão, lhe faz um convite;
Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Deus com estas palavras não estava pedindo Isaque e sim, um sacrifício vivo de Abraão.
Deus estava perguntando para ele; o que é mais importante para você Abraão, o Deus da provisão, da salvação ou a benção alcançada?
Ainda bem que Abraão voltou seu coração para Deus a tempo e foi para aquele monte com uma fé inabalável ao ponto de dizer aos moços que os acompanhavam; fiquem aqui que eu e Isaque subiremos para adorar e retornaremos.
Deus no momento exato bradou do céu e impediu o sacrifício de Isaque porque o próprio Abraão já tinha se sacrificado perante a ele, mostrando que as coisas do alto são mais importantes que as da terra.
Não permita nunca que nenhuma conquista te afaste dos caminhos de Deus, que nada e nem ninguém sejam mais importantes que Deus em sua vida.
Como Deus não queria Isaque, assim também ele não está preocupado com o que você tem ou com o que você terá e sim, o que ele quer é seu coração de verdadeiro adorador.
Lembre-se se sempre que Deus vem em primeiro lugar e não aquilo que ele te deu ou te dará.
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!