Quanto estou com medo, em quem devo confiar?

Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso. Salmos 56: 3 NTLH

Quando Davi compôs este salmo o momento em que vivia era de muita luta, o jovem rei e que ainda não havia assumido seu trono estava fugindo de Saul e nesta fuga ele procurou abrigo com alguns amigos filisteus que tradicionalmente eram inimigos do povo de Deus. Agora imagine Davi, ungido por Deus, em um ato de desespero procura ajuda com os inimigos do povo de Deus! Era ou não era uma situação terrível e que causava muito medo?

A decisão não foi boa e mesmo em meio ao medo daquela caçada brutal, Davi decide voltar para Judá e se esconder na caverna de Adulão no vale de Elá. A palavra Adulão significa justiça do povo, refugio, esconderijo.

Davi estava sendo injustiçado, perseguido, mas, foi nesta caverna que ele pode replanejar seus passos, obter ajuda de amigos e familiares.

Há momentos em nossas vidas que as lutas são tantas, que os problemas são tão grandes que o medo parece que vai congelar nossos ossos e a única coisa que nosso instinto humano quer é se esconder numa caverna e só sair de lá quanto tudo estiver calmo novamente, mas, a vida não é assim e se não encaramos nossos medos interior nunca mais sairemos da caverna.

Mesmo em meio ao pânico, o medo excessivo que Davi estava sentindo do seu sogro Saul, ainda assim ele encontrou em Deus a confiança para vencer aquele medo.

Muitos procuram ajuda no álcool ou nas drogas para superarem seus medos, porém, ninguém fica embriagado eternamente ou

sob efeito de drogas para toda vida, o efeito passa e essas pessoas percebem que o medo está lá no mesmo lugar de antes ainda causando estragos.

Deus é aquele que nos da coragem para enfrentarmos de frente uma enfermidade maligna, um problema financeiro, familiar… enfim, quando confiamos em Deus e entendemos que nosso poder é limitado, mas, que o Dele é infinito, com toda certeza ele nos tirará de toda e qualquer caverna do medo.

O medo é um instinto que Deus nos deu para nossa proteção, não é errado sentir medo, o errado é deixar o medo nos aprisionar na sela sórdida da covardia fazendo de nós eternos prisioneiros de situações que são facilmente superadas se realmente confiarmos em Deus.

Que Deus renove suas forças e te dê coragem para seguir em frente!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *