Provérbios 19:8
O que adquire entendimento ama a sua alma; o que conserva a inteligência achará o bem.
Quem disse estas palavras foi o homem mais inteligente que já existiu segundo o que nos diz a bíblia. Salomão sabiamente salientou sobre os cuidados que devemos ter com nossa mente.
Ele nos dá dois remédios para uma mente sadia; a busca pelo aprender coisas novas e a luta para não deixar esses conhecimentos já adquiridos cair no esquecimento.
Já ouvi muito falar que o cérebro humano é fisiologicamente o um músculo, mas não é, ele um dos vários órgãos que temos, e apesar de ser um órgão ele precisa de ser exercitado.
Existe um dito popular que mente vazia é a oficina do diabo e isso é uma grande verdade, pois, quando o indivíduo cai na ociosidade mental ele acaba abrindo portas para atitudes inconsequentes, como a que aconteceu com o rei Davi em 2 Samuel 11: 2;
E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 2 Samuel 11:2
Não era para Davi estar dormindo em plena tarde, era para ele ter se juntado com outros reis e ido para a guerra, e estando lá estaria exercitando sua mente com estratégias militares, mas, ele preferiu ficar sem fazer nada e nesse nada ele caiu em adultério, concebeu um filho com Bate-Seba e mandou o marido dele para morrer na guerra.
Consegue dimensionar o quão perigoso é quando entramos num estado de inercia mental?
Tem pessoas que ao invés de procurar um aprendizado novo, um curso, uma arte, um esporte e até mesmo ler a bíblia prefere pensar que é um fracassado, que nada vai dar certo e que as coisas ruins não param de chegar em sua vida, mas, oberseve o conselho de Paulo para esse tipo de ociosidade e pensamentos mesquinhos;
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8
Nosso cérebro é muito preguiçoso, precisamos exercitá-lo continuamente e eu digo isso por experiência própria, eu amo aprender coisas novas; além de pastor, sou jornalista, radialista, projetista da engenharia civil e como hoby eu já fui aeromodelista projetando e construindo meus próprios aeromodelos, já tive a oportunidade por duas vezes de pilotar um pequeno avião experimental, e hoje ainda arrumo tempo para dedicar a uma outra arte; cutelaria artesanal, faço lindas facas artesanais que você pode conferir no instagram e no YouTube.
Com tudo isso ainda assim, eu experimentei do cálice amargo da depressão e só a supero a cada dia graças aos pensamentos em Cristo Jesus e a esse novo hoby da cutelaria, portanto, eu sei do que estou te falando hoje.
Exercita sua mente, não fique parado e busque aprender coisas noves e a ter pensamentos voltados para o alto que é onde está Cristo Jesus e que de lá que vem sempre nosso socorro.