¹ Sentença revelada ao profeta Habacuque.
² Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás?
³ Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita.
⁴ Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida. Habacuque 1:1-4
O profeta Habacuque estava clamando desesperadamente ao Senhor e esse clamor não era por algo pessoal e sim, por toda a Judá.
Se observarmos o versículo 2 vamos entender que este não foi o primeiro clamor dele a Deus e certamente ele abriu seus pulmões para mais uma vez questionar; Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?
Habacuque estava vivendo no meio de um povo rebelde, de coração duro e toda aquela iniquidade e opressão o estava incomodando demasiadamente ao ponto dele chegar a relatar que diante de seus olhos havia contendas e brigas.
O sufocamento emocional estava tão agravado ao ponto do profeta questionar o próprio Deus; Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão?
Isso as vezes acontece com muitos de nós, passamos por fases terríveis por causa de decisões erradas de outros, pagamos alto preço com nossas finanças, saúde e paz emocional, e com isso também a exemplo de Habacuque clamamos a Deus.
Alguns até acham que Deus não está ouvindo esse clamor, mas, Deus sempre escuta nossas orações.
A frase “até quando” é comum no vocabulário humano;
Até quando essa pessoa vai continuar mentindo?
Até quando vou ter que fazer o serviço de outro?
Até quando o povo vai votar errado?
Habacuque elevou essa frase para outro nível, não o humano, mas, o espiritual.
Até quando Deus?
Até quando o Senhor vai me fazer ver tudo isto e passar por isso junto com esse povo?
Muitas são as nossas lutas e se um profeta como Habacuque se sentiu angustiado ao ponto de pedir interversão imediata de Deus, imagina nós?
Podemos até dizer; “até quando Deus”?, mas, não podemos questionar o tempo de Deus, não podemos tentar mudar os meios do Todo-Poderoso, pois, as lutas de hoje pedem ser o nutriente espiritual que faltava para nosso amadurecimento com Deus.
De tudo isto precisamos aprender com este profeta e fazer a declaração que ele fez no capitulo 3:8-9;
¹⁷ Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,
¹⁸ todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17,18
Pode faltar tudo, mas, com Deus teremos tudo, pois é ele que nos da vida eterna.