⁴¹ Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou
⁴² e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos.
⁴³ Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco;
⁴⁴ e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação. Lucas 19:41-44
Pouquíssimas foram as vezes que a bíblia mostrou Jesus chorando, ao todo foram três relatos, mas, não é no choro de Jesus que eu quero me focar hoje e sim em uma palavra do versículo 44 que é “oportunidade”.
Nesta passagem Jesus chora ao avistar Jerusalém pela ultima vez, mas, não foi um choro de saudade e sim de lamento.
Jesus estava lamentando porque aquele povo teve a sua disposição os seus ensinamentos, seu testemunho e até presenciou grandes milagres, mas, não aproveitou essa oportunidade para deixar de lado o pecado e mudar de vida.
Tem gente que deixa oportunidades passagem porque não querem mudar e isso vale tanto para vida cotidiana como para vida espiritual.
Tem pessoas que passam a vida inteira mendigando o pão por preguiça de se capacitar.
Outros vivem uma vida de erros por não aceitarem que o Mestre Carpinteiro Jesus molde seus corações. Judas é um exemplo clássico disto, tinha uma tendencia gananciosa em seu coração que precisava ser excluída, mas, mesmo andando com Jesus ele perdeu a oportunidade de ter seu caráter transformado.
Não devemos deixar a oportunidade boa passar, pois, talvez seja ela a ultima que teremos e mais uma vez recorro a bíblia para exemplificar;
Jesus depois deste choro diante de Jerusalém, estava crucificado em uma cruz e de seu lado tinha dois ladrões também crucificados, ambas as cruzes tinham a mesma distancia da cruz de Jesus, porém, um ladrão usou esta ultima oportunidade para blasfemar de Jesus e outro a usou para clamar por perdão e vida eterna.
Até quando o ser humano vai ficar perdendo as oportunidades enviadas por Deus?
E eu finalizo perguntando;
O que você tem feito com as oportunidades de Deus, Jesus se alegraria diante de você ou choraria como chorou diante de Jerusalém?