¹⁵ Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu tornará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão. Eclesiastes 5:15
Provavelmente Foi Salomão quem escreveu o livro de Eclesiastes e neste livro podemos extrair grandes ensinamentos, entre eles, os do versículo 15.
Aqui o autor aborda um tema que domina a vida de muitas pessoas, a ganancia excessiva em conquistar fortunas e bens matérias.
A bíblia não condena que sejamos prósperos financeiramente, o que ela condena é quando deixamos esses bens serem os principais alvos de nossas vidas, ou seja, quando perdemos o domino sobre o que juntamos e passamos a ser dominados pelo dinheiro.
Tem pessoas tão miseráveis que a única coisa que possuem são suas contas milionárias e seus incontáveis bens matérias!
São miseráveis ou milionários?
Eu afirmo que a maioria são miseráveis e digo isto porque tem fortunas, mas, não tem tempo para a família, tem contatos profissionais, mas, não tem amigos verdadeiros, muitos não podem fazer coisas simples como sentar no banco de uma praça porque sentem medo de serem sequestrados… Enfim, tem muito e tem pouco ao mesmo tempo.
O Autor de Eclesiastes mostra a estas pessoas como elas chegaram a este mundo e como partirão dele;
Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu tornará, indo-se como veio…
Quando saímos do ventre de nossa mãe chegamos a este mundo sem número de documentos, sem roupas, relógio no pulso, saímos nu e totalmente dependentes de outros seres humanos.
E aos obcecados em trabalhar dia e noite para juntar riquezas ele faz mais uma alerta;
…e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão.
Quando morrermos, estes tesouros não irão conosco para o tumulo, ficarão e em muitos casos serão disputados por filhos em dolorosos inventários, porém, existe sim um tesouro que poderemos levar conosco e este tesouro é a nossa alma limpa sem nenhuma contaminação por causa de ganancia ou outros males.
Para conquistar essa riqueza eterna é preciso policiar nosso coração enquanto vivos, como nos alertou o ex-cobrador de impostos, evangelista Mateus no capitulo 6: 21;
²⁰ Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
²¹ Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:20,21
Que seu coração esteja nas riquezas celestiais e que suas riquezas terrenas nunca tenham domínio sobre sua vida ao ponto de ter tornar o mais miserável dos seres humanos.