¹ Não conte vantagem a respeito dos seus planos para o futuro, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã.
² Ninguém elogie a si mesmo; se houver elogios, que venham dos outros. Provérbios 27:1,2
Hoje eu separei dois versículos do livro de Provérbios do Rei Salomão para meditarmos sobre o narcisismo, ou seja, pessoas que se autoelogiam, que sempre dizem ser as mais sabias, que se autopromovem.
Pessoas que contam vantagem antes de ter conquistado algo, como por exemplo; se pensam em comprar um carro ou uma casa, já começam a falar destes planos para todos sem antes mesmo de finalizar o negócio.
Salomão está advertindo no versículo 1; “Não conte vantagem a respeito dos seus planos para o futuro, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã.”
Ele disse isso porque amanhã tudo pode mudar, os planos que temos hoje podem não se encaixar no dia de amanhã, simplesmente porque não temos o controle do tempo, ou seja, o amanhã só a Deus pertence e nele tudo pode mudar. E as pessoas que contam vantagem a respeito de seus planos somente para se mostrarem superiores em determinadas áreas de suas vidas precisam entender que a vida é uma roda que não para de girar e que se hoje estamos no topo, amanhã a roda poderá nos levara para baixo e tudo será diferente.
Outro ponto levantado que está no versículo 2 é o autoelogio.
Certa feita, quando a computação era novidade em minha cidade eu trabalhava em frente a uma sala de computação.
Quando lá entrei me deparei com uma cena triste e cômica ao mesmo tempo; o professor de informática era um desses que se brincasse de pique esconde ele mesmo se achava.
Ele resolveu um problema em um computador que ninguém tinha conseguido resolver e quando terminou foi até uma senhora que era sua aluna e disse; viu só como eu sou o melhor, resolvi o que ninguém resolveu, pode me elogiar!
Aquela senhora olhou para ele e do alto de sua experiencia de vida lhe disse algo que o deixou constrangido, assim ela disse; Meu filho, como lhe elogiarei se você me tirou essa oportunidade se autoelogiando?
Salomão disse no versículo 2; se houver elogios, que venham dos outros.
Ninguém é melhor que ninguém, você pode até ter mais diplomas, mas, cada uma tem seus atributos para determinadas áreas e momentos da vida, é como o caso do barqueiro que fazia a travessia de pessoas em um rio e se deparou com um advogado e um empresário que começaram a humilha-lo por não ter os conhecimentos que eles tinham e que em um determinado momento o barco começou a afundar e esse mesmo barqueiro perguntou para eles; vocês sabem nadar? Eles disseram não! E o barqueiro disse; eu sei!
Se você tem agido assim, se achando superior, contador de vantagem, repense um pouco e lembre-se; grande mesmo é Deus e o futuro só a ele pertence.
Deixe que destaquem suas qualidades, não tire essa oportunidade das pessoas que estão ao seu redor.