¹ E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
² E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
Lucas 15:1,2
Observe nestes dois versículos de Lucas 15 como é a visão de quem se sente crente demais, santo demais para se juntar com quem não comunga da sua fé e da sua visão dogmática.
Esta situação descrita por Lucas aconteceu um pouco antes de Jesus contar as três parábolas mais conhecidas da bíblia; a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho prodigo.
Jesus tinha o dom de reunir em torno de si grandes multidões e no meio desta multidão tinha todo tipo de gente, os que estavam lá para ver se Ele realmente operava milagres, outros queriam verdadeiramente a libertação de seus pecados… o fato é que Jesus não fazia acepção de pessoas, não se importava com os ritos religiosos de sua época, o que realmente importava para Ele é estar onde o pecador estava para leva-los ao conhecimento da verdade do reino dos céus.
Jesus não só estava com publicanos que eram conhecidos como ladroes avarentos e com os pecadores, mas, também se alimentava com eles, ou seja, dava o alimento espiritual e depois o alimento natural.
Quando os fariseus, estudiosos religiosos daquela época juntamente com os escribas aqueles que dominavam a escrita e a leitura chegaram e viram Jesus trazendo luz a uma multidão de pecadores e comento com eles ficaram indignados.
Para eles só os judeus que seguissem toda a torá é que seriam salvos e em suas visões Jesus tinha cometidos várias violações da lei, inclusive a de não se alimentar com pecadores.
Com isso eu te faço uma pergunta; será que na nossa geração ainda existem os fariseus, os religiosos que ainda carregam essa visão de que são mais crentes do que os outros e que não podem se quer estar em locais onde não tem pessoas com sua mesma visão tacanha?
Claro que sim!
As igrejas estão cheia de lideres que parece desconhecer a graça de Deus e a nova aliança de Cristo Jesus.
Muitos mais ferem as ovelhas do as curam como Jesus curava, muitos espantam o rebanho com suas doutrinas carnais ou invés de fazer o que Jesus fez na parábola da ovelha perdida indo atras daquele que se desviou e a carregando nos braços mostrando carinho, afeto e o valor que tem uma alma.
Aí destes fariseus da atualidade, prestarão contas por cada alma que fez desviar dos caminhos do Senhor.
Estes precisam mergulhar nos evangelhos de Jesus e observarem até onde Jesus foi por causa de nossas almas e mudarem suas visões e seus métodos de conduzir o rebanho de Cristo.