Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união… É como o orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. – Salmo 133: 1,3.
Este maravilhoso salmo fala de harmonia, paz, unidade… enfim, ele fala das bênçãos de Deus sobre nossas vidas.
E muitas vezes o lemos e não compreendemos o porquê que o salmista fez essa comparação com o orvalho do monte Hermon, para compreender a dimensão desta benção você precisa intender o valor deste orvalho para todo o Israel.
O Monte Hermon está localizado na fronteira do Líbano com a Síria e tem 2.814 metros de altura, seu cume está sempre congelado e o grande milagre de Deus para com o povo de Israel, ou seja, da terra prometida é que o derretimento deste gelo vai escorrendo por todo o monte até penetrar em sua base e submersa toda essa água brota dentro de Israel próximo a um lugar onde Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão, próximo ao um templo antigo do deus pã.
Dali daquele local essas águas correm até o Mar da Galileia ou Mar de Tiberíades com também é chamado o grande lago de água doce que também é conhecido com a caixa d’água de Israel.
Deus é tão perfeito em tudo que faz que essas águas do Hermon não ficam só no Mar da Galileia, de lá elas seguem pelo rio Jordão trazendo vida e fartura por onde passam.
Essas águas terminam seu curso na fronteira com a Jordânia desaguando no Mar Morto, aquilo que trouxe vida em todo o seu percurso termina em um lugar totalmente sem vida e de lá não sai mais.
Toda essa história hidrológica e geográfica nos serve de boa aplicação em nossas vidas, o povo israelense é suprido, ou seja, matam sua sede e irrigam suas lavouras por uma água vem literalmente do céu, são totalmente dependentes deste Deus maravilhoso.
E nós também podemos usufruir de tais bênçãos vivendo em paz e em harmonia com nossos irmãos, porque foi o próprio Deus que garantiu tais bênçãos para a vida de quem procura a paz, vivamos em paz e entendamos que como o rio Jordão que Nasce no céu, nos também nascemos pela vontade de Deus, e como este mesmo rio morre no Mar Morto nós também um dia haveremos de morrer e que ao partirmos desta terra deixemos para traz somente as bênçãos de viver em paz e boas lembranças com o Rio Jordão deixa em todo o seu percurso.
Viva em paz, semeie amor e lance na vida do seu irmão a semente o evangelho poderoso do Senhor Jesus.