A mistura da fé com a palavra de Deus

Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. Hebreus 4: 2;

É preciso voltar ao capitulo 3 para entender de quem o desconhecido autor da carta aos Hebreus estava falando, quem era esse povo que não aproveitou a pregação?

Eram os judeus que Moisés, enviado e capacitado por Deus trouxe a liberdade para eles, daquela escravidão do Egito.

Hebreus contém 13 capítulos recheados de grandes ensinamentos, nesta carta vamos ver que os judeus estavam retornando para judaísmo devido as perseguições que sofriam como cristãos e o autor incentivando-os a se manterem firmes na fé e em nada duvidando como duvidaram como muitos dos seus antepassados e ficaram no deserto.

Aquele povo viva uma fase nova em suas vidas, pois, a maioria nasceu no cativeiro, ou seja, já estavam adaptados aquela vida.

Era um misto de alegria por poder retornarem para sua terra natal, mas, também era um desafio que não haviam experimentado.

Eram escravos, mas, tinham moradias, comida, agua para se refrescarem e cobertores para se aquecerem e com Moisés no deserto tinham que depender totalmente de Deus e muitos começaram a duvidar e ter saudades do Egito.

Moisés pregava sobre Deus e sobre um lugar de repouso para o qual estavam caminho e que o Todo-Poderoso havia prometido e muitos não acreditavam mais com o passar dos anos.

O autor aos Hebreus, no versículo que eu estou meditando hoje, disse que a mesma palavra que foi pregada para os que entraram na terra da promessa e também pregada para os que não creram e ficaram mortos no deserto.

E porque isso aconteceu, talvez você esteja questionando?

A resposta está no versículo de hoje!

Ao ouvirmos a palavra de Deus é de fundamental importância que a misturemos com a nossa fé.

Em outras palavras aquele povo que ficou para trás, ouvia o que Moises dizia, mas, seus olhos estavam só nos obstáculos daquela caminhada e seus coração ainda permaneciam no Egito.

Ouvia a mesma coisa, mas, não tinham fé para misturar às pregações de Moisés.

Isso também acontece na nossa geração, por causa das lutas, dores e até mesmo perseguições muitos tem perdido a capacidade de misturar a fé com a palavra e vivem como expectadores nos teatros ou cinemas, apenas ouvem a palavra e vão embora vazios.

Suas mentes ainda estão presas a escravidão, sentem saudade do que antes tinham.

É tempo de usufruir desta receita que pode trazer o repouso terreno e o eterno, a mistura de dois ingredientes para atingir o sobrenatural de Deus; A PALAVRA E A FÉ.

Mantenhamos estes dois precisos ingredientes em nossos corações para não ficarmos para trás como aquele povo ficou no deserto.

Que Deus aumente nossa fé e nos envolva com a sua palavra.

Onipresente, Onisciente e Onipotente!

16 — Ó Senhor Todo-Poderoso, Deus de Israel, que estás sentado no teu trono que fica acima dos querubins! Só tu és Deus e governas todos os reinos do mundo. Tu criaste o céu e a terra. Isaías 37: 16.

Nesta oração que o rei Ezequias fez em um momento de grande afronta que seu povo estava enfrentando por causa das constantes ameaças do exército assírio, ele nos mostra duas importantes lições neste versículo; reverencia ao falar com o Senhor e as três característica que Deus traz consigo; Onipotência, Onisciência e Onipresença.

Se você buscar na bíblia, não encontrará essas três palavras que descrevem Deus e que é muito usada, sobretudo, pelos teólogos, mas, que a bíblia da legitimidade para que tais termos sejam empregados ao nome de Deus e eu vou te mostrar hoje biblicamente.

Primeiro vamos falar de Onipotência, ou seja, aquele que tem todo poder.

Ezequias já inicia chamando Deus de Todo-Poderoso, mas, temos vários outros versículos que mostram essa característica exclusiva de Deus, pois, só Ele tem todo poder do mundo, vejamos o que o próprio Deus disse sobre Ele em Gênesis 17: 1;

Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade ­e seja íntegro.
– Gênesis 17:1

Observe agora o que Jesus disse sobre o poder de seu Pai em Marcos 10: 27;

Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus“.
– Marcos 10:27

Segundo, vamos falar de Onisciência, ou seja, aquele que tem todo conhecimento. Observe o que disse o sábio Salomão sobre a sabedoria de Deus em Provérbios 2: 6;

Seu conhecimento é completo e Sua sabedoria é total. Ninguém é mais sábio que Deus porque Ele sabe tudo e sempre conhece o que é melhor (Provérbios 2:6).

Jeremias disse no capitulo 10: 12 algo lindo sobre a sabedoria de Deus;

Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder, firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento.
– Jeremias 10:12

Terceiro, vamos falar de Onipresença, ou seja, aquele que pode estar em todo ao mesmo tempo.

Observe o que disse o salmista no salmo 139: 7-8;

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.
– Salmos 139:7-8

Novamente Salomão fala das características de Deus e no Provérbios 15: 3; ele mostra que Deus pode estar em toda parte observando-nos;

Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.
– Provérbios 15:3

Esse pequeno e resumido estudo é só para que mostrar que você não está só, Deus te conhece, conhece suas lutas, Ele está presente com você e o mais importante, tem poder ilimitado para mudar sua história. E sabe o que você precisa fazer para que isto aconteça?

Te respondo com um versículo do livro de Jeremias 29: 13;

13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

É preciso busca-lo com coração sincero e quebrantado.

Que o Todo-Poderoso te abençoe e te guarde hoje e sempre!

Visão Espiritual

E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.  2 Reis 6:15,16

Ninguém programa coisas ruins para o dia seguinte ao deitar para repousar em sua noite de sono.

Quando antes de deitarmos, pedimos a Deus que nos dê uma boa noite de sono e um dia cheio de bênçãos, é assim que a maioria dos cristãos encerra seu dia e se prepara para o novo.

Agora, imagina você acordar e ao abrir a janela ou a porta de sua casa se deparar com um grande cerco de inimigos, foi assim que começou o dia do servo de Eliseu, grande era o exercito assírio ao seu redor.

Ele olha para aquele multidão de inimigos e se apavora, aquele era um dos cruéis exércitos, mas, não era invencível.

Aos olhos daquele jovem, a derrota era certa.

Ele chega até o profeta Eliseu e diz:

Ai, meu senhor! Que faremos?

E a resposta de Eliseu é para quem enxerga com os olhos da fé;

Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. 

Enquanto o servo de Eliseu enxergava somente a grandeza do inimigo, Eliseu já visualizava um exercito celestial ao seu favor.

E isso nos serve de aplicação para nossas vidas, as vezes somos cercados pelos mais diversos inimigos, como problemas na saúde, problemas financeiros, contentas familiares, enfim, parece que não conseguiremos sobreviver a tal cerco, mas, essa não é a visão que Deus quer que tenhamos, ele não quer que vejamos nossos inimigos como alguém invencível, e sim, que enxerguemos pelos os olhos da fé.

Eliseu depois de ter acalmado aquele menino, ourou a Deus pedindo que o Todo-Poderoso abrisse lhe os olhos para que ele pudesse enxergar nas regiões celestiais o tamanho do exercito de Deus.

E muitos hoje precisam exatamente desta oração, pois estão focados só nos problemas e se esquecendo do tamanho do poder do nosso Deus.

Deus detém toda força e todo poder, apenas mude o seu jeito de enxergar as coisas e veras as grandes vitorias acontecerem em sua vida, pois, mais são os que estão conosco do que estão com eles, ou seja, maior é o nosso Deus e seu exercito do que o amontoado de problemas.

Calibre seu visão espiritual e confie mais no Senhor dos Exércitos!