O justo não ficará desamparado

se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.
Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão. Salmos 37:24,25

Este salmo foi escrito por Davi que biblicamente ficou conhecido por ser um homem segundo o coração de Deus, as escrituras mostram as suas vitórias e também suas falhas. Davi era um rapaz comum, pastoreava as ovelhas do seu pai e vivia num povoado simples.

O jovem ruivo não era exuberante e nem tinha a estatura de Saul. Não foram os seus atributos físicos que chamaram a atenção de Deus, mas sim, o seu coração. E mesmo com um coração tão bom e tão temente a Deus, Davi estava sujeito a cometer erros, e os cometeu.

Quando Davi compôs este salmo já não era tão moço assim, já lhe pesava sobre os ombros o peso da idade e com ele a experiência de uma vida com Deus. Foi exatamente por esta experiência que ele se sentiu confiante em dizer que se cairmos temos um Deus que não nos deixa prostrados.

No versículo 25 ele testemunha a bondade de Deus dizendo que nunca, desde sua mocidade até a sua velhice viu um justo desamparado ou a mendigar o pão, pois, Deus cuida do justo até a sua descendência.

Esse cair que Davi fala é exatamente o cair em pecados, falhar com Deus e com as pessoas que amamos e olha que Davi o homem segundo o coração de Deus cometeu erros terríveis, mas, não foram estes erros que definiram que era Davi e sim, seu coração, seu caráter e humildade em reconhecer seus erros como mostra o Salmo 51: 2-3; Lava-me de toda a minha culpa

e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.

Seus erros não podem definir quem você é, e muito menos seu futuro, se Davi tivesse se aprisionado nas falhas graves que cometeu certamente não teria sido o homem que foi.

Paulo, outro homem de Deus, tido na bíblia com prisioneiro de Cristo teve um passado sombrio, no entanto, não foi o passado de Paulo que marcou sua história, e sim uma vida totalmente dedicada ao evangelho depois que Cristo o levantou do pó no caminho de Damasco na Síria. Paulo pregando para crentes disse certa feita; Aquele que está de pé cuide para que não caia. 1Corintios 10: 12. Existe um dito popular que muitos acham que é um versículo que diz; “O cair é do homem o levantar é de Deus”, não é um versículo mas, a bíblia da base para em Salmo 145:14; “O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados”.

Muitos estão distante dos caminhos de Deus, prostrados por causa de seu passado ou até mesmo do momento em que vivem, mas, esta passagem da bíblia nos mostra que nossos erros, e todos nós somos falhos, não podem definir quem somos.

A sociedade e até mesmo pessoas muito próximas de nós poderão ver somente nosso exterior, como Samuel viu quando foi ungir Davi a rei, mas, Deus vê e conhece nosso interior, nosso coração e tem para nós que o tememos, o seu amor, seus cuidados e sua proteção, não somente para nós, também para a nossa descendência. 

No início Davi foi tido como fracote, Paulo teve que lhe dar com os julgamentos e o receio de quem conhecia seu passado, porém, nenhum dos dois parou para dar ouvidos aos não tementes e por esta decisão são para mim, na minha humilde opinião dois dos maiores propagadores do evangelho do reino de Deus.

Lembre-se, cuide do seu coração, pois é ele que Deus vê.

A luz precisa continuar acesa!

14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5: 14-16

Observe as comparações que Jesus fez no evangelho de Mateus acerca da luz de Deus em nossas vidas, que coisa mais linda e preciosa é essa!

Em outro momento o Mestre disse que Ele é a luz do mundo, mas, aqui em Mateus está afirmando que nós, os que creem Nele, também somos a luz do mundo.

E, Ele disse que essa luz é tão forte em nossas vidas que é impossível esconder, e foi por isto ele disse; é impossível esconder uma cidade sobre um monte, ou seja, todos que olharem para aquele montem verão a cidade.

Depois ele fala que não se pega uma candeia, que era uma espécie de lamparina, a esconde debaixo de um alqueire, que era uma caixa de madeira ou junco muito usada na ocasião para pesar-se produtos na balança, e a esconde embaixo dele.

Essa luz é tão forte que mesmo assim vai resplandecer em cima dos montes ao até mesmo embaixo do alqueire, mas, precisamos lutar contra tudo que tenta ofusca-la espiritualmente, com por exemplo algo que aos olhos é atrativo e que nos distanciará da Luz que alimenta a nossa, Cristo Jesus.

Como Ló que na primeira oportunidade de escolha dada pelo seu tio Abraão, escolheu as campinas verdes do Jordão que acabou conduzindo ele e sua família para a destruição de Sodoma e a morte de sua esposa.

Cuidemos da luz de Cristo em nossas vidas e lutemos para que ela clareie outras vidas também!

Palavra Branda

A resposta branda desvia o furor! – Provérbios 15.1

Geralmente são coisas pequenas, acontecimentos ate mesmo insignificantes e totalmente relevantes que geram discussões entre pessoas queridas, o que em alguns casos culmina em até mágoas profundas e rompimentos de laços.

Será que dá para evitar esse tipo de confusão, sobretudo, no ambiente familiar?

A saídas está no proverbio de Salomão que acabei de mencionar; a resposta branda, ou seja, calma, desvia o furor, a raiva!

Quando uma pessoa está irritada porque algo tão insignificante aconteceu, ela de fato, não está irritada somente com aquilo, aquele fato foi somente a ultima gota que fez transbordar a água do copo e se partimos o mesmo tom de voz dela e no mesmo nível de respostas vamos colocar mais lenha na fogueira da discórdia.

Quando respiramos fundo e evitamos o embate dando a outra pessoa uma resposta calma é como que se estivéssemos jogando a água da paz nesta fogueira da discórdia.

Brevemente eu vou te mostrar a atitude de uma mãe com seu pequeno filhinho;

Uma criança pequena, acidentalmente, virou o copo de leite na mesa, molhando a toalha que estava limpinha.

Ansiosamente ela olhou para sua mãe, porém, a mãe disse com toda a calma: – Você colocou o copo muito perto do seu cotovelo, não é filho?

Era visível a expressão de alívio no rostinho da criança por estas palavras de compreensão ditas pela mãe, que entendeu que aquilo foi de fato um acidente.

Quantos casamentos são destruídos porque o esposo deixou a tolha molhas ou esposa deixou a pasta de dente sem a tampa e por causa das pequenas coisas que foram se acumulando e gerando várias ouras discussões, o copo transbordou, o amor esfriou e o ódio aumentou!

Ou mudando o jeito de conversar ou o nosso copo também poderá transbordar!

Lembre-se existem palavras que ferem a alma mais que uma agressão física, evite-as!