O justo não ficará desamparado

se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.
Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão. Salmos 37:24,25

Este salmo foi escrito por Davi que biblicamente ficou conhecido por ser um homem segundo o coração de Deus, as escrituras mostram as suas vitórias e também suas falhas. Davi era um rapaz comum, pastoreava as ovelhas do seu pai e vivia num povoado simples.

O jovem ruivo não era exuberante e nem tinha a estatura de Saul. Não foram os seus atributos físicos que chamaram a atenção de Deus, mas sim, o seu coração. E mesmo com um coração tão bom e tão temente a Deus, Davi estava sujeito a cometer erros, e os cometeu.

Quando Davi compôs este salmo já não era tão moço assim, já lhe pesava sobre os ombros o peso da idade e com ele a experiência de uma vida com Deus. Foi exatamente por esta experiência que ele se sentiu confiante em dizer que se cairmos temos um Deus que não nos deixa prostrados.

No versículo 25 ele testemunha a bondade de Deus dizendo que nunca, desde sua mocidade até a sua velhice viu um justo desamparado ou a mendigar o pão, pois, Deus cuida do justo até a sua descendência.

Esse cair que Davi fala é exatamente o cair em pecados, falhar com Deus e com as pessoas que amamos e olha que Davi o homem segundo o coração de Deus cometeu erros terríveis, mas, não foram estes erros que definiram que era Davi e sim, seu coração, seu caráter e humildade em reconhecer seus erros como mostra o Salmo 51: 2-3; Lava-me de toda a minha culpa

e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.

Seus erros não podem definir quem você é, e muito menos seu futuro, se Davi tivesse se aprisionado nas falhas graves que cometeu certamente não teria sido o homem que foi.

Paulo, outro homem de Deus, tido na bíblia com prisioneiro de Cristo teve um passado sombrio, no entanto, não foi o passado de Paulo que marcou sua história, e sim uma vida totalmente dedicada ao evangelho depois que Cristo o levantou do pó no caminho de Damasco na Síria. Paulo pregando para crentes disse certa feita; Aquele que está de pé cuide para que não caia. 1Corintios 10: 12. Existe um dito popular que muitos acham que é um versículo que diz; “O cair é do homem o levantar é de Deus”, não é um versículo mas, a bíblia da base para em Salmo 145:14; “O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados”.

Muitos estão distante dos caminhos de Deus, prostrados por causa de seu passado ou até mesmo do momento em que vivem, mas, esta passagem da bíblia nos mostra que nossos erros, e todos nós somos falhos, não podem definir quem somos.

A sociedade e até mesmo pessoas muito próximas de nós poderão ver somente nosso exterior, como Samuel viu quando foi ungir Davi a rei, mas, Deus vê e conhece nosso interior, nosso coração e tem para nós que o tememos, o seu amor, seus cuidados e sua proteção, não somente para nós, também para a nossa descendência. 

No início Davi foi tido como fracote, Paulo teve que lhe dar com os julgamentos e o receio de quem conhecia seu passado, porém, nenhum dos dois parou para dar ouvidos aos não tementes e por esta decisão são para mim, na minha humilde opinião dois dos maiores propagadores do evangelho do reino de Deus.

Lembre-se, cuide do seu coração, pois é ele que Deus vê.

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *