7 Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.
8 Contudo o Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.
Salmos 42: 7-8;
Não se tem por certa a autoria deste salmo, uma certeza se tem, este salmista estava passando por momentos de profundas dificuldades em sua vida e percebemos claramente que ele estava enfrentando algumas lutas no seu emocional, podemos ver isto já no quinto versículo;
5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.
Mesmo em meio a turbulência de emoções que ele estava vivendo, ainda assim, falava para a própria alma, confiar e esperar em Deus.
Os problemas emocionais são geralmente ocasionados por problemas do nosso dia a dia, lutas que as vezes saem do nosso controle e observamos o salmista dizer no versículo 7 que esses problemas estavam se amontoando ao ponto de dizer que tudo aquilo estava pesado demais para ele;
Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.
E geralmente é assim mesmo, passamos pode determinadas fases de nossas vidas que achamos que tudo fugiu de nosso controle, mas, não podemos nunca esquecer que ainda que percamos o controle, Deus nunca perdeu e nunca perderá o controle de nossas vidas.
Precisamos saber como este salmista no versículo 8 que ainda que a noite seja traiçoeira e longa, pela manhã, Deus enviará sua misericórdia e que nas noites longas, intermináveis, precisamos orar e louva-lo com toda nossa fé e com toda intensidade.
Deus nunca perdeu o controle da situação, confie Nele e o mais ele fará!