No caminho dos meus sonhos

E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.
O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade,   e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor. Gênesis 39:20,21

As vezes para que os sonhos de Deus se concretizem em nossas vidas, algumas situações que parecem terríveis aos nossos olhos precisam acontecer.

Essa história começa exatamente quando José conta em sua casa os sonhos que Deus lhe deu, e ao invés de receber apoio e incentivo de seus familiares, ouviu daqueles que ele amava, duras palavras e com isso passou a ser perseguido pelos próprios irmãos.

José poderia ter questionado a Deus naquele momento; Senhor, o Tu me deste este sonhos, porém, nem minha família acredita em mim, mas, ele preferiu continuar crendo mesmo quando foi covardemente jogado num poço pelos próprios irmãos para que ali morresse e morressem também os seus sonhos.

Tem muita gente que não quer sua vitória, aliás, o que eles querem é matar seus sonhos por inveja ou por incompetência e falta de fé para crer como você crer.

José humildemente nos ensina com sua história de vida uma lição de como atrair a bondade de Deus;

não deixar as circunstancia e nem ninguém roubar nossos sonhos ou a nossa alegria.

No fundo do poço a mão de Deus estava sobre José, quando ele foi vendido pelos os irmãos essa mesma mão de Deus o conduziu até a casa de Potifar para passar de escravo a homem de confiança daquele oficial de faraó.

Quando os Sonhos de Deus começam a se tornarem reais em nossas vidas vai incomoda muita gente e incomoda satanás também, quando José crescia diante dos olhos de Potifar o inimigo usou a mulher dele para fazer com que ele caísse.

José corre daquela mulher que o queria seduzir sexualmente, ou seja, fugiu daquela aparência do mal que poderia lhe roubar a paz e até a sua salvação, ele foge mas, ainda assim sofre a injustiça por causa da mentira daquela mulher, José vai parar na prisão e esse talvez, seria um bom motivo para ele desistir dos sonhos e questionar a Deus, porém, ele fez o contrário, e ali ele esteve a serviço do Senhor dos Exércitos, do Deus dos Sonhos.

O restante da história você já sabe, da prisão ele sai para governar o Egito exatamente como Deus o tinha revelado em sonhos.

Entenda uma coisa, as vezes as reviravoltas que estão acontecendo hoje vão parecer aos olhos naturais que não são coisas boas, mas, você precisa crer nas promessas de Deus como José creu e deixar a mão Dele te conduzir até onde ele queira te levar para que se realize em sua vida aquilo que ele tem para você.

Creia nos sonhos dele para sua vida e, sobretudo, creia na bondade de Deus em todas as fases de sua vida e louve a Ele como o salmista fez no salmo 106;

Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. Salmos 106:1

Que a mão de Deus e sua infinita misericórdia estejam eternamente sobre sua vida, sua casa, sua família e seus negócios!

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Atitudes suínas

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Efésios 4:30-31

Esta carta trata de um assunto que dificilmente o ser humano consegue conduzi-lo sozinho; ela fala em boa parte do caráter.

Com o passar dos anos o pecado vai moldando em cada pessoa algum tipo de caráter. Em uns ele molda o caráter com a mentira, outros com a falsidade, com a ganancia, em outros com caráter da traição… Isso dificilmente é deixado de lado sem ajuda, e a principal ferramenta do ser humano é o Espírito Santo de Deus que traz na vida de cada individuo o arrependimento, e só o arrependimento pode mudar o nosso interior.

É por isso que Jesus, primeiro, se preocupava em curar a alma, ou seja, tratar as feridas interiores para depois curar o físico, o lado externo de quem suplicava por um milagre.

Se a pessoa que tem um caráter duvidoso viver sempre de mãos dadas com o remorso e não com o arrependimento, ela vai viver indo e voltando para o lamaçal do pecado, como o porco que ama lama fétida do chiqueiro.

Deixa-me jogar um pouco mais de luz no que acontece com quem não se arrepende, não muda  no seu íntimo as coisas que lhe conduz ao pecado;

Certo fazendeiro decidiu que iria adotar um porquinho como seu animal de estimação. Afinal, por que apenas os cães e os gatos são considerados como tais?!

Assim levou para casa o suíno, deu-lhe um banho demorado com bastante xampu, lustrou-lhe as unhas, perfumou-o e lhe adornou o pescoço com um laço de fita. Na sala, ele foi colocado sobre uma fina almofada de cetim.

O porquinho estava indiscutivelmente simpático e até se comportando como um autêntico animal de estimação. Os visitantes ficaram impressionados com a transformação do suíno, um animal tão pouco afeito à boa aparência e sobretudo aos preceitos de higiene. Tudo parecia ir muito bem, até que alguém, abrindo a porta da frente, saiu e se esqueceu de fechá-la de novo. O porquinho saltou da almofada e deixando a sala saiu numa desabalada carreira, indo jogar-se em cheio numa poça de lama, ao lado da horta da fazenda.

Sabe o por quê?

Porque na verdade, apesar do banho, dos adornos e de todos os recursos usados em favor da boa aparência do animal, no fundo ele continuava sendo porquinho. Sua natureza, seus interesses e preferências não mudaram. Apenas o lado externo fora transformado, mas interiormente ele se mantinha o mesmo, um suíno. Coisa semelhante acontece com o ser humano, se ele não se arrepender verdadeiramente, nunca haverá transformação em sua vida, seu caráter continuará o mesmo.

A pessoa sabe que precisa de uma mudança em sua vida! E por que não consegue mudar? Porque, na realidade, o seu interior, o coração com todos os desejos e interesses não foi mudado. Não houve nenhuma mudança de atitude; nenhuma transformação de sentimentos provocada pelo o Espírito Santo de Deus que a fizesse consciente da sua nova natureza.

Não existe pecado tão profundo que Jesus não possa alcança-lo com seu amor e mudar o caráter de tal pessoa.

Permita-se, ser transformado, deixe o Mestre carpinteiro do amor, esculpir na historia em sua vida.

Caráter pode sim, ser mudado se verdadeiramente houver arrependimento e mudança de direção.

Lembre-se, aparência engana até certo tempo e o cheiro da lama sempre chama os porcos.

E se fosse hoje o ultimo dia?

Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e rilhavam os dentes contra ele.
Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. Atos 7:54-56

Hoje meditando nas sagradas escrituras, abri exatamente neste capitulo onde Estevão, que por causa do agir do Espírito Santo em sua vida destacava-se fazendo grandes sinais e prodígios, foi vítima de falso testemunho, acusaram-no de algo que ele não tinha feito ou falado.

O que me chamou a atenção não foi a calunia recebida por alguém tão cheio do Espírito Santo, pelo contraio, o próprio Jesus constantemente era caluniado ao ponto de certa feita dizerem que ele operava milagres através de um demônio, como podemos ver em Mateus 12: 22;

Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. Mateus 12:24

Então desde a época de Jesus, destacar-se no meio da sociedade é motivo de perseguição, mas, o que me chamou a atenção neste capitulo foi a atitude de Estevão. Ele respondeu não gritos, ou como palavras de rancor, pelo contrário, manteve-se tão calmo que quando olharam para ele seu rosto estava totalmente diferente dos demais, como nos mostra o capitulo 6 de Atos:

Todos os que estavam assentados no Sinédrio, fitando os olhos em Estêvão, viram o seu rosto como se fosse rosto de anjo. Atos 6:15

Quem está na presença do Espírito Santo destaca-se e mantem a serenidade mesmo em um ambiente de hostilidade.

Outra parte maravilhosa nesta passagem é que Estevão mostrou para aqueles religiosos que era profundo conhecedor das sagradas escrituras e que confiava totalmente em Deus.

Ele começar contando da história de Abraão e a promessa de Deus, fala do nascimento de Isaque, fala da inveja dos irmãos de José, da fome no Egito e Canaã, do perdão de José a seus irmão quando estes foram até ele comprar alimentos.

Conta toda história de Moisés desde seu nascimento até quando antes de morrer passou a condução do povo de Deus para Josué.

E encerra falando de Davi que achou graça aos olhos de Deus, mas, que foi seu filho Salomão quem edificou o templo.

Estevão usa aquela que foi sua última oportunidade de se expressar para evangelizar aqueles que se diziam religiosos e isso me enche os olhos de ver tamanha fidelidade ao evangelho de Jesus.

Estevão aproveitou a oportunidade para mostrar que Deus é Deus que opera na história de seu povo, mas, infelizmente rilhavam os dentes e não quiseram ouvir e ainda hoje é assim, as pessoas não querem ouvir de Deus e sobretudo, confiar em Deus.

Eu aprendo demais com esse texto;

Aprendo que sempre vão existir perseguições e calunias.

Aprendo que o Espírito Santo muda até o nosso semblante.

Que temos que aproveitar as oportunidades para falarmos do amor e do cuidado de Deus.

E por último eu aprendo que para aqueles que seguem fieis a esse evangelho há uma recompensa no céu como muito bem descreve Atos 7: 55-56;

Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita,
e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.

Atos 7:55,56

Jesus se levantou do trono para receber Estevão, não se envergonhe dele e não perca as oportunidades de falar do amor dele, pois, você também verá o Filho de Deus.