9 Tanto os que iam adiante dele como os que o seguiam clamavam:
“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Marcos 11: 9
Essa multidão que clamava estava diante de uma Rei que com eles já caminhava a algum tempo ensinando-lhes, curando-lhes e trazendo libertação a todos quando o procuravam, era Jesus, o Filho de Deus.
Eles não sabiam, mas, Jesus estava a caminho de sua marte e ao ler este versículo hoje fiquei a imaginar, será que muitos dos que cercavam Jesus perceberam tarde demais que Ele já tinha vindo há mais de 30 anos em o Nome do Senhor?
Eles começam dizendo a Hosana, e aqui precisamos entender que tal palavra é um termo proveniente tanto do latim, como do hebraico, e significa “Salva-nos, te imploramos”, ou “te imploro”.
E Jesus estava indo exatamente fazer isso, se entregar nas mãos dos seus perseguidores para nos salvar da condenação eterna.
Por outro lado, também podemos entender esta saudação como; Seja bem-vindo Senhor, Jerusalém é a sua cidade, mas ainda que entendamos assim, precisamos recordar-nos das inúmeras vezes que Jesus pregou para os judeus e eles não o reconheceram como o messias, o enviado de Deus.
A frase ainda ecoa aos nossos ouvidos com o passar dos séculos; Baruch Haba B’shem Adonai, Bendito o que vem em nome do Senhor.
Deixando a hermenêutica de lado e voltando novamente para os textos sagrados vamos ver a bíblia mostrando o que um Rei chegaria a Jesus, para isto vamos ao livro do profeta Zacarias 9:9;
9 Alegre-se muito, ó filha de Sião! Exulte, ó filha de Jerusalém! Eis que o seu rei vem até você, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.
Para não restar dúvidas de que quem estava diante de Jerusalém e da multidão que o saldava, Ele preparou como montaria exatamente um jumentinho que Zacarias a centenas de anos atrás havia dito.
Com tudo que falei até agora eu tenho um único objetivo, o de te dizer que esse mesmo Rei está voltando, mas, desta vez ele não terá um jumentinho como montaria, pois, apocalipse 1: 7, nos diz que ele virá com as nuvens e todo olho verá, até mesmo aqueles que o feriram em sua morte. Os eleitos que irão subir com Ele também estarão dizendo; Baruch Haba B’shem Adonai, Bendito o que vem em nome do Senhor, mas, desta vez esta frase ficará mais linda ainda, pois, será acompanhada das trombetas dos seus anjos.
É tempo de acordar, é tempo de reconhecer que o Messias, aquele que veio em o Nome do Senhor é o único que poderá nos poupar de todo o sofrimento que este mundo passará, aliás, já está começando a sentir essas dores e que infelizmente serão muito intensas ao ponto de procurarem a morte e não mais encontrá-la.
Jesus é o único Rei dos reis, Ele é o único caminho que nos conduz a nova e eterna Jerusalém.