15 A terra de Zebulom e a terra de Naftali, junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galileia das nações,16 o povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou. Mateus 4: 15-16;
Você já teve a experiência de passar um longo período durando a noite sem energia elétrica que por algum motivo foi interrompida em toda a cidade?
Nesses casos se não fizermos uso de alguma luz artificial como velas, lanternas ou até mesmo as lâmpadas de emergências, não conseguimos encontrar nossos pertences e todo nosso caminhar fica muito limitado, mas, não era esse tipo de problema que o povo de Zebulom e Naftali estavam enfrentando.
Aquele povo viva na escuridão, aliás, estavam assentados na escuridão para ser mais preciso ao texto sagrado, e isso, significa que apesar de terem a luz do dia e a noite fizessem uso de suas lamparina alimentadas por azeita, ainda assim, havia trevas dentro deles.
Era um povo incrédulo e idolatras.
O pior cenário para o ser humano não é quando a energia elétrica acaba, mas, quando não há a luz de Cristo dentro de seus corações.
E um dia, Jesus resolveu passar por aquela região que talvez era até evitada por líderes religiosos da época por acharem que não valia a pena investir tempo pregando para um povo tão duro de coração.
O versículo 16 diz que o povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz, Jesus é essa grande luz e a luz que emana dele é impossível de não ser percebida.
É como uma noite escura e sem luz elétrica que seus olhos até vão se adaptando com as trevas, porém, quando a luz volta é impossível tentar não enxergá-la.
Ao chegar ali Jesus se deparou com um cenário muito triste, a dureza era tão grande que o texto nos diz que que estavam assentados na sombra da morte.
Muitos hoje estão exatamente na mesma situação de Zebulom e Naftali, em completa escuridão em seus corações, almas estão clamando por luz e a pessoa insiste em ficar assentada na sombra da morte.
Essa mesma luz que mudou a vida de muitas pessoas ali na região de Cafarnaum é a mesmo luz que brilha através deste devocional que fala com você hoje, deixe essa luz penetrar no seu coração e invadir sua alma para que você saia da sombra da morte e vai para a vida e vida em abundância.
Não espere que Jesus vai até você pessoalmente, fisicamente te resgatar das trevas porque isso não vai acontecer, pois, a próxima vez que ele voltar a este mundo será para separar os que com ele subirão e os que ficaram aqui para o sofrimento eterno.
A mesma luz de Jesus está brilhando através do seu evangelho, aceito-o e seja também luz neste mundo de trevas.