Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e rilhavam os dentes contra ele.
Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. Atos 7:54-56
Hoje meditando nas sagradas escrituras, abri exatamente neste capitulo onde Estevão, que por causa do agir do Espírito Santo em sua vida destacava-se fazendo grandes sinais e prodígios, foi vítima de falso testemunho, acusaram-no de algo que ele não tinha feito ou falado.
O que me chamou a atenção não foi a calunia recebida por alguém tão cheio do Espírito Santo, pelo contraio, o próprio Jesus constantemente era caluniado ao ponto de certa feita dizerem que ele operava milagres através de um demônio, como podemos ver em Mateus 12: 22;
Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. Mateus 12:24
Então desde a época de Jesus, destacar-se no meio da sociedade é motivo de perseguição, mas, o que me chamou a atenção neste capitulo foi a atitude de Estevão. Ele respondeu não gritos, ou como palavras de rancor, pelo contrário, manteve-se tão calmo que quando olharam para ele seu rosto estava totalmente diferente dos demais, como nos mostra o capitulo 6 de Atos:
Todos os que estavam assentados no Sinédrio, fitando os olhos em Estêvão, viram o seu rosto como se fosse rosto de anjo. Atos 6:15
Quem está na presença do Espírito Santo destaca-se e mantem a serenidade mesmo em um ambiente de hostilidade.
Outra parte maravilhosa nesta passagem é que Estevão mostrou para aqueles religiosos que era profundo conhecedor das sagradas escrituras e que confiava totalmente em Deus.
Ele começar contando da história de Abraão e a promessa de Deus, fala do nascimento de Isaque, fala da inveja dos irmãos de José, da fome no Egito e Canaã, do perdão de José a seus irmão quando estes foram até ele comprar alimentos.
Conta toda história de Moisés desde seu nascimento até quando antes de morrer passou a condução do povo de Deus para Josué.
E encerra falando de Davi que achou graça aos olhos de Deus, mas, que foi seu filho Salomão quem edificou o templo.
Estevão usa aquela que foi sua última oportunidade de se expressar para evangelizar aqueles que se diziam religiosos e isso me enche os olhos de ver tamanha fidelidade ao evangelho de Jesus.
Estevão aproveitou a oportunidade para mostrar que Deus é Deus que opera na história de seu povo, mas, infelizmente rilhavam os dentes e não quiseram ouvir e ainda hoje é assim, as pessoas não querem ouvir de Deus e sobretudo, confiar em Deus.
Eu aprendo demais com esse texto;
Aprendo que sempre vão existir perseguições e calunias.
Aprendo que o Espírito Santo muda até o nosso semblante.
Que temos que aproveitar as oportunidades para falarmos do amor e do cuidado de Deus.
E por último eu aprendo que para aqueles que seguem fieis a esse evangelho há uma recompensa no céu como muito bem descreve Atos 7: 55-56;
Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita,
e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.
Atos 7:55,56
Jesus se levantou do trono para receber Estevão, não se envergonhe dele e não perca as oportunidades de falar do amor dele, pois, você também verá o Filho de Deus.