Que tipo de Jesus você procura?

26 Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.

27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.

João 6: 26-27

Jesus lidava com um povo que na sua maioria tinha fome não dos seus ensinamentos, mas sim, dos seus milagres e isso o entristecia muitíssimo.

Essa cena em que a multidão entra em seus barcos e saem a procura de Jesus, partindo de Tiberíades até Cafarnaum, se deu logo depois que Ele multiplicou os pães e peixes e os alimentaram.

O que deixou Jesus triste e quem sabe até decepcionado é que não era a cena do milagre que Ele queria que ficasse gravada em suas mentes e corações, mas sim, tudo aquilo que lhes foi pregado ao longo daquele dia.

E infelizmente ainda hoje eu vejo essa mesma multidão, que vão as igrejas não para procurarem alimento espiritual, mas, para escutarem profecias mirabolantes, para terem milagres em suas vidas como por exemplo; uma cura, uma casa, um carro… enfim, Jesus disse que esse alimento não permanece para sempre, em outras palavras Jesus estava dizendo, quem busca só milagres sempre vai ter fome e não se contentará só com o que já alcançou.

Um pouco mais abaixo neste mesmo capítulo, nos versículos 35 e 36, observe o que Cristo disse;

35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.

36 Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.

O que Jesus está dizendo é que quem o procura no intuito de alimentar sua alma, este não terá mais fome, porque Ele é alimento eterno, ou seja, é uma pessoa que não espera só nas coisas desta terra. Aliás, observe o que Paulo disse a esse respeito em 1 Coríntios 15: 19;

19 Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

Com este devocional de hoje eu não quero desestimular você de procurar por seus milagres, mas, sim te mostrar que nosso foco como cristãos tem que ser Jesus como alimento para nossa alma, pois, fazendo isso as demais coisas sempre nos alcançarão, como nos mostrar Mateus 6: 33;

33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Jesus é esse reino, Jesus é o Pão da vida e o Rio de águas Vivas, então, alimente-se Dele e nunca mais terá fome e nem sede.

Preciso de descanso

14 Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Êxodo 33: 14.

Estas foram palavras de Deus a Moisés, que estava tremendamente cansado por conduzir pelo deserto um povo rebelde e ingrato. Esse era seu trabalho e sua missão, mas, como qualquer trabalhador, este homem de Deus teve seus esgotamentos.

Se fosse nos dias atuais teríamos até nome para o que Moisés estava enfrentando; Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, que é um distúrbio emocional que pode ser causado por situações de trabalho desgastantes.

E liderar aqueles que antes foram escravos no Egito, era sim, um trabalho muito desgastante.

Aos profissionais que enfrentam a Síndrome de Burnout, recomenda-se afastamento de trabalho por uns dias de férias e de descanso, mas, a Moisés, Deus não ofereceu férias e sim, a sua presença.

A muitos e muitos anos depois que esse povo caminhou pelo deserto, Deus enviou seu filho para que Ele se fizesse presente nesta terra e observe o que ofereceu Jesus aos cansados em Mateus 11: 28; “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”, ora, para ir a Jesus é preciso que Ele esteja presente, e Ele, não mais está em nosso meio como homem.

Então, como que a presença Dele nos renovará as forças?

A resposta é simples, crendo que Ele não está morto, que está vivo e intercedendo por nós junto ao Pai.

A presença de Deus, de Cristo Jesus e do Espírito Santo nos renovam as forças como muito bem disse Isaias 40: 29;

29 Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

É obvio que todo ser humano precisa de um tempo de descanso, o próprio Deus descansou em Gênesis 2:2: E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

É inegável que temos que descansar fisicamente e mentalmente, mas, também é inegável que a presença de Deus é para com aqueles que creem, antidoto revigorante para o corpo, o espírito e a alma.

Atraia mais a presença de Deus para sua vida, lance seu fardo sobre Jesus e terás o justo alivio que tanto almeja.

Devolve-me a alegria da salvação

11 Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.

12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Salmos 52: 11-12

Davi já inicia este salmo pedindo a misericórdia de Deus e o perdão de suas transgressões.

Este homem tinha consciência de suas falhas e sabia que sem este perdão, estaria cada vez mais enlameado nos erros ao ponto de perder em totalidade a intimidade que tinha com o Todo-Poderoso.

E neste dois versículos que separei Davi pede a Deus que não o lance fora da presença Dele.

Todo ser humano que não se preocupa em atrair a presença de Deus para sua vida trona-se uma pessoa vazia, cheia de traumas e que não se preocupa com a vida eterna.

Davi, só de pensar que Deus poderia afastar-se dele mostrou-se muito preocupado e outra preocupação deste homem foi com a possível retirada do Espirito Santo por causa de suas falhas.

Era através do Espirito Santo que Deus comunicava-se com Ele, o dava sabedoria para lidar com Saul, o instruía para as batalhas e sem Espírito Santo sua vida seria como um grande abismo sem fundo e sem sentido.

Davi estava triste porque sabia que sem a presença de Deus e sem seu Espírito Santo, estaria cada vez mais distante da salvação de sua alma. Por isso que ele pediu para Deus devolver a alegria da sua salvação.

Com tudo isso, eu aprendo que mesmo em meio aos erros todo pecador tem consciência de suas falhas e que se sente vazio, mas, que se clamar a Deus com sinceridade, Ele devolverá a alegria da salvação e seu Espírito Santo o preencherá de todo vazio da alma.

Como você está hoje, como está seu coração e sua alma?

Se estiver como Davi, lembre-se que Deus pode te perdoar e trazer novamente a alegria da vida eterna.

Fale com Ele, peça perdão e mostre-se profundamente arrependido pelos caminhos que você pegou.