Angustia crônica

Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias.
Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Salmos 34:17-19

Mais uma vez o Senhor me conduz a falar com aqueles que estão passando pelo caminho tortuoso da angustia, ansiedade e da depressão. Pessoas que iniciam o dia sorrindo para a família ou no trabalho, mas, que intimamente estão sangrando por causa de feridas na alma.

Cada vez mais os consultórios dos profissionais que cuidam dessa área da medicina, os psicólogos e psiquiatras, estão mais cheios de crianças, jovens, adultos e idosos que chegam com os mais diversos sintomas da ansiedade, da angustia e da depressão.

Como pastor eu digo sempre as pessoas que elas precisam sim de ajuda espiritual, mas, que não desprezem nunca a ajuda destes brilhantes profissionais médicos que cuidam do emocional de cada indivíduo com zelo.

Ninguém esta livre de um dia passar pelo vale da angustia, pelo beco escuro e sóbrio da depressão, todos nós estamos sujeitos e as vezes até mesmo quem vemos sorrindo na tv, no rádio, teatro ou o palhaço do circo pode estar sorrindo por fora, mas, estar ferido no mais intimo de sua alma, foi isso que em seu consultório um psicólogo descobriu certa feita;

Esse homem foi a um psicólogo e lhe disse que estava muito deprimido. Queixava-se do seu sofrimento intermitente, dizia que a vida lhe parecia dura e cruel, que se sentia completamente só num mundo ameaçador e que não tinha esperança, pois tudo lhe era vago e incerto.

O médico prontamente lhe prescreveu a solução: – O tratamento é simples; Você só precisa se alegrar, proporcionar a si mesmo momentos simples de felicidade. Passear, sair com os amigos, ler um bom livro ou assistir uma peça teatral, uma comédia de preferência.

Coisas assim, entende? Disse o médico ao paciente.

E ele continuou; preste atenção, eu vi num cartaz, hoje de manhã, vindo aqui para o consultório, que o grande palhaço Pagliacci está na cidade. Vá assistir ao espetáculo dele. Você irá rir muito e isso deve animá-lo.

Aquele homem se desfez em lágrimas e disse: – Mas, doutor… Eu sou o Pagliacci.

Há sempre uma esperança, há sempre uma saída para qualquer que seja a situação que tem desencadeado essa angustia, ansiedade ou depressão. Deus é essa esperança!

Clame a ele com a certeza de que ele ouve e pode te livrar da angustia.

O salmista é enfático em dizer que “perto” está o Senhor dos que tem coração quebrantado.

Quebrante seu coração diante de Deus e pare te tentar se livrar dessa tristeza sozinho ou sozinha. Diga a ele que não consegue mais viver com tanta dor na alma, mas, que não quer desistir de lutar e que precisa dele nesta luta.

Faça isso com certeza contida no versículo 19; muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.

Deus pode te livrar desta aflição também, creia, faça sua parte e o mais ele fará.

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Uma jumenta e um jumentinho

Ide à aldeia que está defronte de vós e logo encontrareis uma jumenta presa e um jumentinho com ela; desprendei-a e trazei-mos.E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará. Mateus 21: 2-3

Você já parou para imaginar como aconteceu está cena?

Jesus passou uma missão a dois de seus discípulos, esta missão era ir a aldeia que estava próxima à eles e encontrar uma jumenta presa e que junto dela estaria sua cria, um jumentinho que homem nenhum havia montando ainda.

Se a missão passada a eles fosse só encontrar esses dois animais seria até fácil, mas, a missão era, encontrar e levar para Jesus o jumentinho. Ora! Não eram animais selvagens que viviam em campos e não tinham dos, pelo contrário, eram animas de propriedade particular.

Primeira lição que tiro desta passagem foi a obediência destes dois discípulos que confiaram no que Jesus disse no versículo 3; E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará.

A segunda lição que aprendo vem exatamente do versículo 3 e até lhe faço uma pergunta; você já se perguntou porque Jesus tinha tanta certeza que o proprietário lhe mandaria o jumentinho?

Porque ele sabia que estava a caminho do comprimento de uma profecia e essa profecia é descrita exatamente assim em Zacarias 9: 9;

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta.

O versículo 7 nos mostra que a missão foi bem sucedida, os discípulos levaram a mãe e o filho, observe;

trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.

Até com os animais Jesus e seus discípulos foram cuidadosos, não separam filho e mãe, pois, o próprio Jesus dias depois teria que passar por essa dor da separação de sua querida mãe ao saber que morreria numa cruz.

E para finalizar a última lição que extraio desta passagem, está no personagem que não aparece, no proprietário ou proprietária do jumenta e do jumentinho.

Jesus disse; E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará.

Jesus ao dizer isso estava afirmando para os discípulos que refrescassem a memória de quem questionassem com a passagem da profecia de Zacarias.

Note que ele não disse, Jesus precisa dele, mas, sim, o Senhor precisa dele. Na Bíblia, o nome de Deus é chamado de Senhor, sobretudo a tradição judaico-cristã pronuncia dessa forma, e até hoje nós chamamos Deus de Senhor. Em outras palavras, Jesus fala que Deus precisa dele e o mais linho é que o proprietário liberou, ou seja, conhecia a profecia e temia a Deus.

O final desta passagem é trágico, Jesus entra montado no jumentinho para perder sua vida de forma brutal e cruel, mas, nos ensina muito e sobretudo em como confiar e depender de Deus o tempo todo.

Confie no Senhor, abra mão daquilo que Ele te pedir e dependa Dele em todo o tempo.

Conselhos para dias difíceis

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Romanos 12:12

Paulo em sua carta aos romanos toca em alguns pontos importantíssimos para superarmos as batalhas desta vida.

Eu quero hoje trazer clareza a cada um deles para que você possa tomar posse daquilo que o próprio Paulo disse em Filipenses 4: 13;

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:13

O primeiro ponto que Paulo destaca é; “Alegrar na esperança”.

Mesmo que em algumas vezes ele sentiu dores físicas, emocionais e algumas outras vezes passou até necessidade, ainda assim, ele alegrava-se porque tinha esperança no Deus que nunca deixa um filho desamparado e a bíblia nos mostra Davi colocando essa certeza no Todo-Poderoso, assim ele disse no Salmo 37: 25

Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. Salmos 37:25

Há esperança em Deus, então, alegre-se!

O segundo ponto dito por Paulo foi; “sede pacientes na tribulação”.

Segundo o dicionário a palavra tribulação significa; Evento ou situação aborrecida, desagradável; aflição, tormento, adversidade; atribulação: passou por numerosas tribulações.

Paulo passou por tudo isso, ele sabida do que estava falando e sabiamente nos orienta para que sejamos pacientes nestes momentos, que as decisões não sejam tomadas no ímpeto da dor ou até mesmo da raiva, que sejamos mais pacientes antes de falar ou colocar em pratica alguma ação.

Observe o que Jesus disse aos discípulos certa feita acerca da paciência;

Na vossa paciência possuí as vossas almas. Lucas 21:19

Está difícil a tribulação? Sede paciente e alegre-se na esperança no Deus que não falha.

O terceiro e último ponto levantando por Paulo foi; “Perseverai em oração”.

A palavra perseverar significa;

Possuir perseverança, persistência de quem não desiste; insistir, obstinar, continuar: perseverar o sonho de ser…

Que você possa trazer para sua vida estes belos ensinamentos deste homem que viveu muitas tribulações, muitas dores, mas que sobretudo nunca perdeu a fé e nunca retrocedeu por causa de lutas ou dores, aliás, eu termino com uma das mais belas afirmações de Paulo contida em Filipenses 3: 12-14;

Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 3:12-14

Mesmo tendo passado por perseguições, apedrejamos e prisões, Paulo tinha um alvo e não desistiu dele, manteve a esperança, foi paciente nas tribulações e perseverou em orações.

Que possamos colocar em pratica estes belos ensinamentos do Prisioneiro de Cristo.