14 Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Êxodo 33: 14.
Estas foram palavras de Deus a Moisés, que estava tremendamente cansado por conduzir pelo deserto um povo rebelde e ingrato. Esse era seu trabalho e sua missão, mas, como qualquer trabalhador, este homem de Deus teve seus esgotamentos.
Se fosse nos dias atuais teríamos até nome para o que Moisés estava enfrentando; Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, que é um distúrbio emocional que pode ser causado por situações de trabalho desgastantes.
E liderar aqueles que antes foram escravos no Egito, era sim, um trabalho muito desgastante.
Aos profissionais que enfrentam a Síndrome de Burnout, recomenda-se afastamento de trabalho por uns dias de férias e de descanso, mas, a Moisés, Deus não ofereceu férias e sim, a sua presença.
A muitos e muitos anos depois que esse povo caminhou pelo deserto, Deus enviou seu filho para que Ele se fizesse presente nesta terra e observe o que ofereceu Jesus aos cansados em Mateus 11: 28; “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”, ora, para ir a Jesus é preciso que Ele esteja presente, e Ele, não mais está em nosso meio como homem.
Então, como que a presença Dele nos renovará as forças?
A resposta é simples, crendo que Ele não está morto, que está vivo e intercedendo por nós junto ao Pai.
A presença de Deus, de Cristo Jesus e do Espírito Santo nos renovam as forças como muito bem disse Isaias 40: 29;
29 Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
É obvio que todo ser humano precisa de um tempo de descanso, o próprio Deus descansou em Gênesis 2:2: E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
É inegável que temos que descansar fisicamente e mentalmente, mas, também é inegável que a presença de Deus é para com aqueles que creem, antidoto revigorante para o corpo, o espírito e a alma.
Atraia mais a presença de Deus para sua vida, lance seu fardo sobre Jesus e terás o justo alivio que tanto almeja.