10 Quando, pois, o Senhor teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste,
11 E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares,
12 Guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. Deuteronômio 6: 10-12;
Neste que é o quinto livro da Bíblia, acompanhamos os discursos de Moisés aos israelitas nas planícies de Moabe, antes de entrarem na Terra Prometida, lembrando-os das leis e do poder de Deus e nestes versículos que separei ele faz um alerta para aquele povo e eu vou te explicar qual foi;
Primeiro você precisa entender que esse povo para o qual Moises estava discursando, era um povo que tinha ficado longos anos como prisioneiros no Egito, moravam em casas que penosamente edificaram como escravos, comiam depois que enviavam os melhores alimentos para os egípcios, que penosamente plantavam e colhiam.
Moisés estava lembrando-os que foi Deus que os libertou e que no deserto estava cuidando de todos os detalhes até eles entrassem na terra da promessa.
Este sábio e valente homem que Deus usou tremendamente, vai um pouco mais além e diz em outras palavras; não se encantem tanto com a terra da promessa ao pondo de se esquecerem Daquele que lhes fez a promessa e cumpriu!
Essa preocupação de Moisés tinha um motivo, aquele povo tinha memoria cura e frequentemente se voltavam contra Deus sempre que surgia uma nova dificuldade, se esquecendo de tudo que Deus lhes fizera até ali.
Sabe o que é estranho?
É que parece que a geração de Moisés ainda caminha por esta terra, murmurando e esquecendo-se de Deus.
Pessoas que quando conquistam se distanciam dos caminhos de Deus.
Se formam em bons profissionais nas faculdades, mas, se tornam duros de corações e se esquecem que se chegaram até ali foi Deus que cuidou de tudo e com isso preferem se tornarem escravos deste mundo como os israelense por muitas vezes tiveram vontade de voltarem para a escravidão do Egito.
Moisés disse para aquela geração e também para a minha geração no versículo 12;
12 Guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.
Que você prospere muitos em todas as áreas de sua vida, que seus filhos se formem em bons profissionais e que toda sua casa alcance as promessas do Senhor, mas, que nenhum membro de família se esquece Daquele que prometeu e cumpriu, que não se encantem demais com os bens materiais ou o curso superior ao ponto de se esquecerem de Deus.