10 Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena. Provérbios 24:10
Todos nós teremos ao longo de nossa vida, dia de lutas e dias de glorias, e a maneira que enfrentamos esses dias é que vai definir o resultado de nossas ações.
Salomão está dizendo algo muito importante no mundo espiritual, que é não demostrar fraqueza, mas, como não parecer fraco se as lutas estão sendo angustiantes?
Como ser forte quando as forças físicas e emocionais parecem ter nos deixado?
Primeiro ponto que precisamos entender é que Salomão não está dizendo que somos super-heróis que tem forças sobre-humanas e inesgotáveis, mas, que precisamos extrair forças num Deus que nos revigora e nos capacita para atravessarmos os dias de angustia, ou seja, os dias de duras lutas.
Quando mostramos fraquezas nestes dias, seu final sempre será ruim, veja o caso de Judas que tinha uma tendência à ganância financeira e em um certo dia foi angustiantemente tentado a vender Jesus, seu mentor e seu líder, por 30 moedas. Eu creio que Judas teve outros dias tentadores antes destes, mas, naquele dia ele se mostrou fraco para a situação ao ponto de se render a ela. O resultado final da sua fraqueza foi a prisão de Jesus e depois, Judas acabou tirando a própria vida.
Por outro lado temos o exemplo de José, que foi provavelmente tentado por várias vezes pela mulher de Potifar, até que um dia ela partiu para cima dele para consumar os fatos, mas, naquele dia ele continuou se mostrando forte mesmo que talvez sua carne se mostrasse fraca e fugiu daquela que era casada com seu patrão.
Essa força que Salmão disse nesse Proverbio é aquela que vem do Espírito Santo de Deus que faz com que o depressivo vença esse mal se mostrando forte em Deus ao ponto de não pensar em tirar a própria vida.
É a mesma força que Deus deu para seu filho enfrentar o dia mais angustiante da face da terra até hoje quando Jesus teve que enfrenta um julgamento injusto, uma cruz que não era dele, uma coroa que era de espinho e a morte que era para nós.
Em nenhum momento Jesus se vitimizou, pelo contrário, com forças espirituais teve ânimo renovado para caminhar até o calvário carregando sobre seus ombros todos os pecados da humanidade.
Nos seus dias de angustia, lembre-se, Deus é com você, portanto, não se mostre franco porque a palavra de Deus diz que o poder Dele se aperfeiçoa na nossa fraqueza, quando estamos francos, ai é que somos forte em Cristo Jesus!
Que Deus te dê forças e te abençoe para vencer os dias de angustia!