Mãos levantadas

11 Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.12 Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr do sol.13 E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Êxodo 17: 11-13

Quando os israelitas saíram do Egito rumo à terra de Canaã depois de centenas de anos de escravidão, enfrentaram muitos inimigos durante sua jornada até a terra que Deus lhes prometera. O primeiro inimigo que tiveram que enfrentar nesta jornada foram os Amalequitas e Amaleque era seu líder.

Era uma batalha física, porém, vemos claramente nos versículos que saparei que até mesmo nesse tipo de luta, podemos usar as forças espirituais em nosso favor.

Josué liderava o povo de Deus na batalha corpo a corpo, ou seja, na batalha física e Moisés ficava na oração e intercessão.

Enquanto Moisés mantinha suas mãos estendidas em direção ao fronte de batalha, o povo de Deus derrotavam os amalequitas, mas, quando suas mãos baixavam os inimigos ganhavam terreno.

Isso nos serve de grande ensinamento até mesmo para dentro de nossos lares, pois, precisamos erguer nossas mãos e declara a vitória de Deus sobre todos os inimigos que tem tentado destruir nossa família ou até mesmo implementar ideias que possam dividir nossa casa.

A missão de erguer as mãos e interceder era do patriarca Moisés, mas, quando suas forças estava esvaindo, ele pode contar com pessoas integras e fieis, seu irmão Arão e Hur para que pudessem sustenta-las enquanto ele orava.

Isso também nos ensina que existem batalhas espirituais que não precisamos lutar sozinhos, e nestas horas precisamos ter do nosso lado pessoas extremamente confiáveis e que tenham fé suficiente para acreditarem na nossa vitória.

Enquanto Moisés manteve suas mãos erguidas e direcionadas seu povo vencia, e ao final do dia com suas mãos sustentadas por Arão e Hur ele pode ver Josué e seu povo desbaratarem os amalequitas a fio de espada.

Seja qual for a luta que você esteja travando, não abaixe suas mãos. Continue de mãos erguidas, crendo na vitória e se sentir que está perdendo as forças, então, procure ajuda com quem tem a mesma fé que a sua e que seja integro aos princípios cristãos, pois, fazendo isso o Senhor dos exércitos irá entregar nas suas mãos o prêmio da vitória.

Lembre-se, o soldado de Cristo vence suas lutas de joelhos dobrados e mãos levantadas!

Deus é a verdade, e não há nele injustiça

Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. Deuteronômio 32:4

Ao lermos os textos sagrados vamos notar que sempre a justiça de Deus vai fazer parte na nossa leitura.

Vamos perceber claramente que Deus é justo, que seus caminhos são sempre justos e retos e que sobretudo, não existe injustiça Nele.

Porém, eu tenho certeza que muitos indagam o porquê que existe sofrimento na vida do homem se Deus é justo?

E a resposta para essa indagação também é encontrada na bíblia, pois, Deus não se agrada se quer da morte do ímpio, o que Ele quer é que os que estão pegando caminhos errados, se convertam de tais caminhos, como nos mostra Ezequiel 33: 11;

11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?

Aqui neste texto Deus estava falando com os israelita que constantemente se voltavam contra Ele e suas leis, a intenção de Deus em permitir que fosse conduzidos ao cativeiro babilônico era para que eles se arrependessem, sentissem saudade dos cuidados de Deus e voltassem para casa convertidos, como a história do filho prodigo.

Deus é uma Rocha perfeita, não há imperfeição Nele e suas obras em nossas vidas sem falhas, portanto, todos que estão caminhando distantes dele devem urgentemente converterem seus caminhos para o único e verdadeiro caminho, que é o Caminho da Verdade e da Vida em seu filho Cristo Jesus.

Não devemos entender as correções de Deus com forma punitiva somente, pois não é, Deus corrige com proposito e seu propósito é sempre pensando o melhor para cada um de seus filhos como diz a bíblia em Jeremias 29;

11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Deus é claro aqui neste texto de Jeremiais, só encontraremos seu caminho quando o buscarmos invocando seu nome em oração sincera, ou seja, com nosso coração completo para Ele.

Não tenha medo e nem duvidas em deixar caminhos que te levaram para longe de Deus, mude hoje mesmo e encontrarás um Deus que é Rocha, cuja as obras são perfeitas, que não é injusto e que somente trabalha com a verdade.

Deus te fortaleça e que o Espírito Santo de convença do que hoje estou lhe pregando através deste devocional.

Porque o Senhor dá a sabedoria

Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,

Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,

Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.

Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,

Provérbios 2: 3-7

A sabedoria é algo que Deus deu ao homem e que o diferencia dos outros seres viventes, e para ela não existem muitos limites, pois, aqueles tem têm interesse em aprender vão acumulando conhecimentos ao longo da vida.

Começamos aprender muito cedo com nossos pais a dar os primeiros passos, as primeiras palavra e logo depois aprendemos nas escolas e universidades, mas, Salomão não estava falando somente deste tipo de saber acadêmico e sim, da sabedoria que vem do alto e que nos diferenciará até mesmo do universitário mais culto.

Esse tipo de sabedoria nos dará raciocínio logico e rápido, nos mostrará caminhos que outros não conseguem enxergar e sobretudo, colocará em nossos lábios sempre as palavras certa.

Para esse tipo de conhecimento Salamão não nos manda procurar nos livros acadêmicos, mas, naquele que é Onisciente, o Todo-Poderoso Deus.

Se clamarmos por conhecimento como prata e tesouros escondidos iremos primeiramente entender o temor do Senhor e encontraremos Nele conhecimento porque o Senhor dá sabedoria.

Salomão disse isso como muita convicção porque quando seu pai Davi passa para ele a missão de governar os israelenses, ele fez exatamente o que está nos orientando.

Foi para o monte e orou tanto por sabedoria para governar aquele povo que ali adormeceu e nesse sono, Deus o visitou e se colocou à disposição para realizar seus pedidos.

Por ele ter buscado a sabedoria divina, Deus se agradou tanto que deu a ele sabedoria que nenhum outro homem teve e além disso lhe acrescentou riquezas que também, nenhum outro homem teve até os dias atuais.

Salomão finaliza os versículos que separei dizendo;

Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, …

A nossa retidão com o Senhor não nos garantirá somente sabedoria, mas também a sua proteção.

Está sem saída para resolver determinadas situações de sua vida ou até mesmo decisões para seu futuro?

Busque ao Senhor e oração com sinceridade e Ele te dará a sabedoria que vem do alto.