Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5
É interessante esse comparativo de Jesus; ele é a videira e nós, os que permanecemos nele, somos ramos, pois, é exatamente nos ramos que os frutos nascem.
Jesus deixou a parte de produzir frutos conosco, porém, essa parte é totalmente condicionada a uma vida ligada a ele. Nunca um ramo produzirá fruto algum se não estiver ligado a um tronco que lhe envie água e seiva o suficiente. Jesus é esse troco principal, ele é a raiz de Jessé que nos estrutura.
Fora desta Videira nós não produzimos, não rompemos e infelizmente uma árvore que não dá frutos acaba sendo cortada.
Em outras palavras; sem Jesus somos estéreis, improdutivos e passiveis de fracassos em qualquer que seja a área de nossa vida.
Pastor, como ser esse ramo que produz bons frutos?
Jesus nos ensinou neste versículo; Devemos permanecer Nele e Ele em nós.
Essa permanência mútua se dá através de um relacionamento sincero, uma vida de oração e comunhão com a Videira Verdadeira.
Vou dar uma ilustrada para você entender melhor:
Duas esposas de pastores estavam sentadas, uma ao lado da outra, cada uma remendando a calça rasgada de seu marido.
Uma delas falou à amiga:
– Pobre do João, ele está muito desencorajado no trabalho da igreja. Há alguns dias ele falou até em renunciar e entregar seu cargo. Parece que nada vai bem e tudo dá errado para ele.
A outra respondeu:
– Lamento por vocês minha irmã. O meu marido tem dito exatamente o contrário. Tem sentido cada dia mais intimidade com Deus, como nunca havia experimentado antes.
Um pesado silêncio atingiu aquelas duas mulheres, que continuaram com os remendos, sem trocar mais nenhuma palavra.
Uma delas estava remendando os joelhos da calça de seu marido e a outra, a parte de trás.
Você conseguiu entender onde as calças estavam mais gastas ao ponto de precisarem de remendos novos?
Um tinha um relacionamento raso com Deus, totalmente superficial, passava mais tempo sentado esperando as coisas acontecerem.
O outro tinha uma vida de busca constante de intimidade com Deus através da oração ao ponto de sua calça precisar de remendos exatamente nos joelhos.
Quanto mais orarmos, mais íntimos nos tornaremos de Deus, quanto mais calejarmos nossos joelhos, mais “seivas espirituais” extrairemos de Jesus para que possamos dar bons frutos em todas as áreas de nossa vida.
Tenha uma vida de intimidade com Jesus, pois, sem ele nada podeis fazer!