E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
Marcos 10:49
Esta é uma passagem bíblica amplamente conhecida em que um cego volta a enxergar.
Tudo se deu quando Jesus passa por Jericó, uma terra amaldiçoada por tentar impedir a passagem do povo de Deus rumo a terra prometida, quando estes fugiam do cativeiro egípcio.
Especificamente neste versículo eu gostaria de extrair algumas lições;
1 – Jesus para tudo quando clamamos por seu socorro.
Quando Bartimeu percebeu barulhos diferentes e a euforia do povo, logo quis saber quem estava ali. E ao saber que era o Mestres Jesus começou a clamar em alta voz e em plenos pulmões tentando atrair a atenção de Jesus, e conseguiu!
2 – Jesus chama ao seu encontro aqueles que não desistem.
Por algumas vezes mandaram Bartimeu parar de gritar, porém, quanto mais tentavam impedir seus gritos mais alto ele chamava pelo filho de Deus; Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim!
3 – Jesus trata do emocional dos que creem.
Antes mesmo de restaurar a visão daquele homem, Jesus disse; Tem bom ânimo. Era como se Jesus estivesse dizendo para Batimimeu; seu clamor alcançou meu coração, acalma-te, o tempo de tristeza chegou ao fim e seu ânimo será renovado a partir de agora.
4 – Jesus não quer ver ninguém prostrado, caído pelo caminho da vida.
A bíblia não nos conta qual dos discípulos de Jesus foi até Bartimeu, mas, ela nos mostra essa pessoa dizendo o que Jesus por diversas vezes disse a paralíticos e até mesmo a mortos; levanta-te!
Para continuar uma nova história é preciso estar de pé, pois, deitados somente sonharemos e nunca realizaremos nossos sonhos.
É preciso decisão e esforço para mudar uma situação, é preciso crer e chamar a atenção de Jesus para que ele nos ajude a mudar o atual cenário.
É preciso crer como Bartimeu creu com seu coração e sua fé.
Creia em Cristo Jesus!