“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” – Tiago 1:22
As vezes escutamos nas igrejas longos sermões repletos de palavras teológicas e de doutrinações, sermões que exortam para uma vida íntegra com no seio familiar, para que tenhamos comunhão uns para com os outros e sobretudo que falam para não cairmos nas armadilhas do pecado, como por exemplo o de deixar de lado a honestidade.
Alguns mais eloquentes direcionam seus sermos para os membros como se todos fossem os pecadores mais contumaz desta terra e se excluem de tal correção e com isso parece que são santos demais.
Mas, infelizmente muitos destes tem suas vidas familiares em total deserdem, pregam honestidade mas, suas vidas financeiras estão sempre no vermelho e quase nunca se importam com isso, uma verdadeira desordem.
Por outro lado, existem homens honrados que vivem o que pregam, membros honrados que ouvem a palavra do Senhor a cumprem e com uma breve história eu ilustro melhor;
Um missionário estava pregando a palavra de Deus a um grupo de hindus que ouviam tudo atentamente.
Repentinamente, uma das senhoras presentes se ergueu da sua cadeira e se retirou da sala. Após um breve período de ausência, ela retornou à reunião, demonstrando uma maior dedicação à escuta do que anteriormente.
Ao término da cerimônia, o missionário decidiu indagar o motivo da saída súbita da senhora.
Ela prontamente compartilhou sua razão: “O senhor sabe”, disse ela, “eu fui procurar um dos seus discípulos para saber se o senhor verdadeiramente coloca em prática aquilo que prega. Surpreendentemente, ele confirmou que sim, o que despertou ainda mais meu interesse em te ouvir.
Estou ansiosa por ouvir mais daquele que vive e coloca em pratica os ensinamentos que compartilha com os outros.”
As vezes o nosso testemunho irá pregar mais do que muitos sermões eloquentes.
Cuidemos de ouvir a palavra de Deus e não somente ouvir, mas, também sermos praticantes deste evangelho transformador.