11 Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.12 Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr do sol.13 E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Êxodo 17: 11-13
Quando os israelitas saíram do Egito rumo à terra de Canaã depois de centenas de anos de escravidão, enfrentaram muitos inimigos durante sua jornada até a terra que Deus lhes prometera. O primeiro inimigo que tiveram que enfrentar nesta jornada foram os Amalequitas e Amaleque era seu líder.
Era uma batalha física, porém, vemos claramente nos versículos que saparei que até mesmo nesse tipo de luta, podemos usar as forças espirituais em nosso favor.
Josué liderava o povo de Deus na batalha corpo a corpo, ou seja, na batalha física e Moisés ficava na oração e intercessão.
Enquanto Moisés mantinha suas mãos estendidas em direção ao fronte de batalha, o povo de Deus derrotavam os amalequitas, mas, quando suas mãos baixavam os inimigos ganhavam terreno.
Isso nos serve de grande ensinamento até mesmo para dentro de nossos lares, pois, precisamos erguer nossas mãos e declara a vitória de Deus sobre todos os inimigos que tem tentado destruir nossa família ou até mesmo implementar ideias que possam dividir nossa casa.
A missão de erguer as mãos e interceder era do patriarca Moisés, mas, quando suas forças estava esvaindo, ele pode contar com pessoas integras e fieis, seu irmão Arão e Hur para que pudessem sustenta-las enquanto ele orava.
Isso também nos ensina que existem batalhas espirituais que não precisamos lutar sozinhos, e nestas horas precisamos ter do nosso lado pessoas extremamente confiáveis e que tenham fé suficiente para acreditarem na nossa vitória.
Enquanto Moisés manteve suas mãos erguidas e direcionadas seu povo vencia, e ao final do dia com suas mãos sustentadas por Arão e Hur ele pode ver Josué e seu povo desbaratarem os amalequitas a fio de espada.
Seja qual for a luta que você esteja travando, não abaixe suas mãos. Continue de mãos erguidas, crendo na vitória e se sentir que está perdendo as forças, então, procure ajuda com quem tem a mesma fé que a sua e que seja integro aos princípios cristãos, pois, fazendo isso o Senhor dos exércitos irá entregar nas suas mãos o prêmio da vitória.
Lembre-se, o soldado de Cristo vence suas lutas de joelhos dobrados e mãos levantadas!