Suportando-vos uns aos outros

13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

Colossenses 3: 13

Paulo escreveu esta carta aos colossenses para alertá-los sobre falsos ensinamentos que estavam sendo implementados no meio deles e para mostra-los novamente qual era o verdadeiro sentido do evangelho de Cristo Jesus, e em meio a tudo isto eu me deparei com o versículo 13 que trata sobre o perdão.

Paulo certamente ofendeu e feriu emocionalmente muitas pessoas antes de se converter ao cristianismo como também, com certeza, foi ofendido e ferido, então, ele viveu na pele o que está dizendo neste versículo.

Note no que diz o início do versículo; Suportando-vos uns aos outros… Você já parou para pensar porque ele disso isto?

Porque o fato de perdoar a pessoa não quer dizer que isso vai transformá-la em uma pessoa confiável e amável, pelo contrário, quando perdoamos nós é que somos transformados.

Aquela pessoa talvez continue sendo egoísta, de pouco confiança, mas, ainda assim Paulo nos orienta a suportá-la.

E como a suportaremos depois que a perdoamos?

No amor de Cristo, como Ele mesmo nos deixou vários exemplos de perdões em sua vida aqui na terra.

Não precisamos fingir que temos um amor condicional por quem nos feriu, mas, através do amor de Cristo precisamos suportar e até mesmo ajudar quando necessário.  

Antes de liberar o perdão muitos tem como objetivo retribuir o mal recebido pagando na mesma moeda, mas, depois que liberamos o perdão não teremos mais que tentar fazer justiça e sim, deixar que Deus faça seu papel de Justo Juiz sobre tal pessoa.

Eu sei que não é fácil colocar em pratica o que Paulo estava aconselhando os irmãos de Colossos e é exatamente por isso que precisamos orar e pedir que Deus nos ajude a perdoar que nos tenha ferido.

Porque se assim não fizermos, inútil será dizer o versículo 12 da oração do Pai Nosso;

Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam.

Ore, perdoe, suporte e deixe a justiça de Deus fazer o restante.

Pastor Júlio Falcão – Olhando para Jesus

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Hebreus 12: 2-3

Paulo escreveu aos hebreus para incentivá-los a manter a fé e ao meditar hoje na bíblia separei esses dois versículos que se destacaram aos meus olhos, pois, neles Paulo usa Cristo e seu sacrifício como exemplo a seguirmos resistindo o pecado e olhando para o alvo da nossa soberana vocação que é a nossa salvação.

Em outras palavras este homem que se intitulava prisioneiro de Cristo está nos dizendo; quando sentirem que estão ficando fracos na caminhada, lembre-se de Jesus que carregou uma cruz que não era para ele, que suportou todo tipo de afronta e desprezo que eram para nós pecadores e não para ele.

Jesus é nosso referencial máximo, mesmo sendo filho de Deus habitou nesta terra com um corpo humano frágil igual ao meu e o seu, e ainda que sangrando com dores no físico e na alma Ele suportou o peso de nossos pecados que estavam sobre aquela cruz até o final.

Isso serve nos de lição tanto para nossa salvação como também para nossa vida aqui na terra.

Muitas pessoas desistem facilmente de sonhos e projetos por causa das perseguições ou até mesmo de uma simples palavra que algum pessimista que disse que não daria certo.

Para estas situações, tanto aqui na terra como principalmente no que se diz respeito a nossa salvação devemos considerar Jesus que suportou todas as condições do processo de sofrimento que estava reservado para nós que somos pecadores.

Ele finaliza o versículo 3 dizendo que precisamos considerar o sofrimento de Cristo como modelo para não enfraquecermos na fé e não perdermos o ânimo.

Nossa fé e nosso animo serão renovados se continuarmos tento o Filho de Deus como exemplo máximo para todas as áreas de nossas vidas e sobretudo, para nossa salvação, pois, Paulo também disse; Ele suportou a cruz e desprezou a afronta e assentou-se à direita do trono de Deus.

A palavra de hoje para nós é; suporte as dores do processo, mantenha o foco em Jesus e a recompensa virá.

Que sua fé e seu ânimo sejam renovados em Cristo Jesus.

Uma profecia de amor

¹⁴ Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7:14

É maravilhoso como a bíblia apresenta profecias e como centenas de anos depois elas se cumprem como foram descritas como no caso desta mencionada pelo profeta Isaías.

Nesta profecia ele diz que tipo de mulher será a mãe e já anuncia o nome do filho; Emanuel!

Isaías, num passado muito distante falava do nascimento do Rei dos reis e Senhor dos senhores, ele estava falando de Jesus e sua mãe Maria.

Se buscarmos outras profecias sobre o nascimento do Messias vamos também descobria a cidade do nascimento, observe Miqueias 5: 2;

² E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Simplesmente é maravilhoso de tudo isto por que não havia tecnologias, meios de comunicação avançado com a telefonia ou mensagens, a única comunicação entre as profecias e o realizar delas é o Espírito Santo de Deus que nos revelou tudo.

Deus não tinha nenhuma obrigação de revelar de forma antecipada o nascimento de seu Filho, mas, ele fez por que nos ama, nos considera de tal forma que quis compartilhar não só os detalhes do nascimento como a vida de seu filho. Isto se chama amor!

E foi por amor que Jesus veio a este mundo!

Louvemos ao Filho de Deus que tira o pecado do mundo.