Deus em nosso caminhar

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3:5,6 (grifado por mim)

O que mais pegamos todos os dias são caminhos e as vezes temos que enfrentar os dolorosos caminhos das frustrações que acabam fazendo com que muitos se decidem pelos atalhos da vida, por um caminho mais fácil que mais tarde os conduzirão ao fracasso.

Jesus nunca em todo seu evangelho disse que o caminho seria fácil, aliás, assim ele disse; 

João 16:33 ARC

Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

O mundo é duro, ele cobra o preço se errarmos em qualquer que seja a área de nossa vida.

Davi tomou várias decisões erradas, mas, uma delas quase o levou a ruina quando ele decidiu morar em Ziclague.

Naquele novo caminho ele so reconhecia sua força e a de seus valentes homens sanguinários até que um dia ele decidiu aliar-se com os inimigos do povo de Deus e ir contra eles em batalha.

Quando Davi retornou viu sua casa destruída, sua família levada cativa e entrou em desespero, porém, no meio deste desespero Davi lembrou-se de Deus e reconheceu que os caminhos tomados sem ele quase o destruiu ao ponto de trazer a ira do próprio Deus sobre ele.

Davi novamente vestiu a estola sacerdotal e orou a Deus pedindo que Ele o conduzisse no caminho para resgar sua família e as famílias de seus companheiros.

Deus ouviu, recalculou a rota e fez novamente de Davi um vencedor.

Deixe Deus recalcular todos os seus caminhos para o novo ano, Ele nunca erra rotas.

Medo do futuro

Salmos 31:14-15 NVI

Eu, porém, confio em ti, SENHOR, e digo: “Tu és o meu Deus”. O meu futuro está nas tuas mãos; livra‑me das mãos dos meus inimigos e daqueles que me perseguem.

Já meditamos neste salmo em outras ocasiões e nele vemos o salmista Davi declarando sua confiança em Deus nos momentos difíceis de sua vida, mas, o que quero destacar na meditação de hoje é exatamente a parte do versículo que diz; O meu futuro está nas tuas mãos…

Vamos falar um pouco sobre futuro, algo que o ser humano não tem nenhum domínio, nem mesmo o homem mais rico deste planeta tem controle sobre ele, pois, somente Deus o tem.

Davi estava extremamente apavorado com a hipótese de seus inimigos, a qualquer momento pudessem o encontrarem e ceifarem sua vida, mas, ele nos ensina que mesmo em meio ao medo do presente momento devemos descansar nas mãos do Senhor, porque se estamos nas mãos Dele, o nosso futuro também estará garantido por Ele.

Vejo pessoas fazendo previsões futuras sobre artista e líderes políticos como se elas tivessem total domínio sobre o futuro. São charlatões, pois, arriscam centenas de previsões e acertam uma por coincidência, mas, não porque tinham domínio do futuro.

Essa questão sobre o futuro é tão somente do controle de Deus que se recorrermos a bíblia vamos ver que o próprio Filho de Deus não sabe o dia em que voltará a esta terra para buscar seus fies para a vida eterna, veja o que diz em Mateus 24: 36;

36 Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.

Então, se a sua preocupação é com seu futuro, descanse no Senhor e deixe tudo nas mãos Dele como Davi sempre deixava, pois, para aqueles que confiam Nele a bíblia diz o seguinte em Jeremias 29: 11-12;

11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

Qual é o fim que você espera?

Então, invoque o Senhor, confie Nele e ele te livrará dos inimigos que tem povoado sua mente te afrontando com medo e insegurança.

Ore ao Senhor deixando tudo nas mãos Dele, passado, presente e o seu futuro!

Descanse no Deus que tem domínio de todas as coisas!

Espírito Santo

⁷ Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

⁸ E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

⁹ Do pecado, porque não crêem em mim;

¹⁰ Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

¹¹ E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.  João 16:7-11

Observe quão maravilhosa é esta passa do evangelho de João, nela Jesus estava se despedindo de seus discípulos que naquele momento estão se sentindo órfãos pela segunda vez, pois, tinha presenciado a morte de seu Mestre na cruz, e depois do terceiro dia souberam da sua ressureição, mas, que pela segunda vez estavam vendo-o partir.

Jesus estava deixando a terra para retornar para junto de seu Pai.

Primeiro ponto que quero destacar hoje nesta passagem é que Ele foi, mas, não nos deixou sós. Enquanto estava na terra era ele o consolador dos seus discípulos, com a sua partida pela segunda vez o Espírito Santo de Deus se encarregou de desempenhar essa função de consolador.

Em suas pregações o Mestre convencia as pessoas de seus pecados, agora, nós pregamos e quem convence é o Espírito Santo, pois sem ele será somente mais uma pregação.

Versículo 9 o Mestre Jesus disse que esse mesmo Espírito é que convencerá o ser humano de seu pecado e muitos podem perguntar porque tem gente que continua pecando mesmo estando em igrejas? A resposta é que infelizmente muitos vão para as igrejas mas não ouvem atentamente a palavra ou estão em igreja que não pregam o verdadeiro evangelho ao ponto do Espírito Santo agir e convencer o pecador a crer que Jesus pode torna-lo limpo.

o versículo 10, Talvez se refira à justiça ou inocência do próprio Jesus, Ele foi perseguido e logo seria processado sob acusações pesadas e condenado pela mais alta autoridade da nação como culpado. No entanto, embora condenado, ele diz que o Espírito Santo desceria e convenceria o mundo de que ele era inocente.

Não o vemos mais em carne e osso mas, sabemos que esta vivo e é o inocente que por nós deu sua vida e que ainda hoje seu gesto de amor se tornou pregação para que o Consolador possa convencer o pegador de que Ele é real pode mudar histórias.

Jesus fala do juízo, Deus é justo juiz, seu Filho nosso Advogado fiel e que o príncipe deste mundo já esta julgado, ou seja, satanás já tem o fim escrito e é exatamente por isso que a vida de    Cristo necessita ser pregada com mais intensidade para que o consolador convença o maior número de pecador possível para que não tenham o mesmo fim que satanás.

Que o Espírito Santo de Deus abra os olhos de quem ainda reluta mudar ou até mesmo aceitar que Cristo é real.