Um choro de lamento 

⁴¹ Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou

⁴² e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos.

⁴³ Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco;

⁴⁴ e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação. Lucas 19:41-44

Pouquíssimas foram as vezes que a bíblia mostrou Jesus chorando, ao todo foram três relatos, mas, não é no choro de Jesus que eu quero me focar hoje e sim em uma palavra do versículo 44 que é “oportunidade”.

Nesta passagem Jesus chora ao avistar Jerusalém pela ultima vez, mas, não foi um choro de saudade e sim de lamento.

Jesus estava lamentando porque aquele povo teve a sua disposição os seus ensinamentos, seu testemunho e até presenciou grandes milagres, mas, não aproveitou essa oportunidade para deixar de lado o pecado e mudar de vida.

Tem gente que deixa oportunidades passagem porque não querem mudar e isso vale tanto para vida cotidiana como para vida espiritual.

Tem pessoas que passam a vida inteira mendigando o pão por preguiça de se capacitar.

Outros vivem uma vida de erros por não aceitarem que o Mestre Carpinteiro Jesus molde seus corações. Judas é um exemplo clássico disto, tinha uma tendencia gananciosa em seu coração que precisava ser excluída, mas, mesmo andando com Jesus ele perdeu a oportunidade de ter seu caráter transformado.

Não devemos deixar a oportunidade boa passar, pois, talvez seja ela a ultima que teremos e mais uma vez recorro a bíblia para exemplificar;

Jesus depois deste choro diante de Jerusalém, estava crucificado em uma cruz e de seu lado tinha dois ladrões também crucificados, ambas as cruzes tinham a mesma distancia da cruz de Jesus, porém, um ladrão usou esta ultima oportunidade para blasfemar de Jesus e outro a usou para clamar por perdão e vida eterna.

Até quando o ser humano vai ficar perdendo as oportunidades enviadas por Deus?

E eu finalizo perguntando;

O que você tem feito com as oportunidades de Deus, Jesus se alegraria diante de você ou choraria como chorou diante de Jerusalém?

É possível vencer a morte?

²⁶ Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.

1 Coríntios 15:26

Paulo toca num assunto que muitos são temerosos e que não deveriam ser se de fato são cristãos, ele estava falando ao povo de Corinto sobre a morte.

Nem um de nós viveremos eternamente neste mundo, nosso corpo por mais que algumas pessoas tentem retardar seu envelhecimento com cosméticos e cirurgias, ainda assim, ele tem data de validade, um dia envelheceremos e morremos.

Outros nem chegam a envelhecer, morrem antes por outros fatores.

Então se vamos cedo ou tarde morrer por velhice ou por outras causas, porque Paulo esta afirmando em sua carta que a morte é nosso ultimo inimigo a ser aniquilado?

Porque se você ler todo o capítulo 15 vai também entender que ele estava falando da promessa de Deus para nós quando entregou seu filho na Cruz do calvário.

Cristo quando caminhou nesta terra teve diversos inimigos que viviam perseguindo seu evangelho e esses mesmo inimigos o prenderam e o crucificaram em uma cruz até que seu corpo humano fosse morto.

Então se nem Cristo venceu a morte, como nós vamos vencer? Perguntariam alguns.

Cristo não só venceu a morte ao terceiro dia ressuscitando como também nos deu este benefício como nos mostra Paulo nos versículos 21 e 22;

²¹ Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

²² Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

1 Coríntios 15:21,22

Há uma promessa de vida eterna para todos nós que estamos com Cristo, a morte é algo que trouxe lagrimas até mesmo para Jesus diante do tumulo do seu amigo Lázaro, mas, para Deus aqueles que são cristão estão apenas dormindo um sono breve que serão despertados ao soar das trombetas na volta de seu Filho.

Não tenha medo da morte física, tenha medo da morte eterna.

Declare que sua vida é de Cristo, que você crer que ele é filho de Deus, se arrependa dos pecados e siga caminhando com o objetivo de salva sua alma.

Vença seu ultimo inimigo crendo que breve seus olhos irão contemplar a face de Cristo e seu corpo já não será mais um corpo com limitações e dores e sim, um corpo glorificado como o corpo de Cristo.

Que Deus te abençoe e encha de graça e poder!

Não caia no golpe

“O açoite é para o cavalo, o freio é para o jumento, e a vara é para as costas dos tolos.” – Provérbios 26:3

O ser humano é facilmente atraído pelo a oportunidade de se tirar vantagem em algum negócio seja qual for a área de sua vida, sempre foi assim.

Todos os tipos de golpes que existem hoje envolve algum tipo de vantagem financeira para atrair a vítima.

Os golpistas descobrem dividas de determinadas pessoas e entram em contato com elas se dizendo representantes de tais instituições lhes oferecendo descontos mirabolantes, e o que acontece? A pessoa já endividada acaba pegando o tal boleto com um super desconto, achando assim que está se livrando da dívida e ainda tendo vantagens, mas, quando percebem que tudo não passou de um golpe, se sentem envergonhadas e frustradas.

Deixa eu contar a história do coice de burro para você entender melhor;

Há muitos anos atrás um mascateiro percorria vilas, aldeias e povoados vendendo ferramentas, produtos exóticos, chás milagrosos e outras curiosidades.

Dentre os seus itens, o que ele mais gostava de exaltar era um produto preventivo para coice de burro, pois, imediatamente, despertava a curiosidade das pessoas.

– Você está cansado de levar coice de burro? Eu tenho a solução!

Tratava-se apenas de um pacotinho de pano bem fechado, e ele dizia aos compradores:

– Não abra a embalagem agora. Para funcionar, você só pode abrir perto do burro que vive coiceando você.

Muitos compraram o tal produto milagroso. Chegando em casa, rapidamente iam até o burro e abriam com muita curiosidade o embrulho, porém, para sua surpresa e decepção, encontravam dentro dele apenas três metros de barbante e a seguinte instrução:

“Amarre uma ponta deste barbante perto de onde o burro está, com cuidado para não levar um coice. Estique o barbante e segure a outra ponta. Mantendo sempre esta distância, o burro nunca mais vai conseguir dar um coice em você.”

Ludibriados e raivosos, foram atrás do vendedor para pegar o dinheiro de volta, mas o espertalhão já havia sumido da praça.

Existem estelionatários em todos os níveis da sociedade, porém, existe um pior, e seu nome é satanás.

Esse não tem outra especialidade a não ser a de enganar.

Ele apresenta ao ser humano oportunidades que o atrai como dinheiro fácil, vícios que trazem muita alegria no primeiro momento, amigos que apresentam essa nova vida, desejos sexuais realizados e por fim, ele cobrar seu preço.

Expondo quem roubou, destruindo a saúde e a dignidade dos viciados, no lugar a alegria momentânea ele dá a depressão, os amigos que ele colocou no caminho são os primeiros a se afastarem, os minutos de prazeres sexuais acabaram com anos de um lar abençoado e por fim, a pessoa percebe que tudo não passou de uma trama golpista do diabo para lhe enganar e lhe roubar a salvação.

Só que diferente da história do burro, neste caso ainda dá para recuperar, se reerguer.

Para isto é preciso se arrepender de ter sido tão tolo de cair na trama ardilosa de satanás, procurar o perdão de Deus e seguir a Cristo Jesus, pois, este sim, nunca engana ninguém e sempre está disposto a mudar a história de todos aqueles que buscam nele um recomeço.

Que Deus abra os olhos de quem está sendo envolvido pelos atrativos de satanás.