“O açoite é para o cavalo, o freio é para o jumento, e a vara é para as costas dos tolos.” – Provérbios 26:3
O ser humano é facilmente atraído pelo a oportunidade de se tirar vantagem em algum negócio seja qual for a área de sua vida, sempre foi assim.
Todos os tipos de golpes que existem hoje envolve algum tipo de vantagem financeira para atrair a vítima.
Os golpistas descobrem dividas de determinadas pessoas e entram em contato com elas se dizendo representantes de tais instituições lhes oferecendo descontos mirabolantes, e o que acontece? A pessoa já endividada acaba pegando o tal boleto com um super desconto, achando assim que está se livrando da dívida e ainda tendo vantagens, mas, quando percebem que tudo não passou de um golpe, se sentem envergonhadas e frustradas.
Deixa eu contar a história do coice de burro para você entender melhor;
Há muitos anos atrás um mascateiro percorria vilas, aldeias e povoados vendendo ferramentas, produtos exóticos, chás milagrosos e outras curiosidades.
Dentre os seus itens, o que ele mais gostava de exaltar era um produto preventivo para coice de burro, pois, imediatamente, despertava a curiosidade das pessoas.
– Você está cansado de levar coice de burro? Eu tenho a solução!
Tratava-se apenas de um pacotinho de pano bem fechado, e ele dizia aos compradores:
– Não abra a embalagem agora. Para funcionar, você só pode abrir perto do burro que vive coiceando você.
Muitos compraram o tal produto milagroso. Chegando em casa, rapidamente iam até o burro e abriam com muita curiosidade o embrulho, porém, para sua surpresa e decepção, encontravam dentro dele apenas três metros de barbante e a seguinte instrução:
“Amarre uma ponta deste barbante perto de onde o burro está, com cuidado para não levar um coice. Estique o barbante e segure a outra ponta. Mantendo sempre esta distância, o burro nunca mais vai conseguir dar um coice em você.”
Ludibriados e raivosos, foram atrás do vendedor para pegar o dinheiro de volta, mas o espertalhão já havia sumido da praça.
Existem estelionatários em todos os níveis da sociedade, porém, existe um pior, e seu nome é satanás.
Esse não tem outra especialidade a não ser a de enganar.
Ele apresenta ao ser humano oportunidades que o atrai como dinheiro fácil, vícios que trazem muita alegria no primeiro momento, amigos que apresentam essa nova vida, desejos sexuais realizados e por fim, ele cobrar seu preço.
Expondo quem roubou, destruindo a saúde e a dignidade dos viciados, no lugar a alegria momentânea ele dá a depressão, os amigos que ele colocou no caminho são os primeiros a se afastarem, os minutos de prazeres sexuais acabaram com anos de um lar abençoado e por fim, a pessoa percebe que tudo não passou de uma trama golpista do diabo para lhe enganar e lhe roubar a salvação.
Só que diferente da história do burro, neste caso ainda dá para recuperar, se reerguer.
Para isto é preciso se arrepender de ter sido tão tolo de cair na trama ardilosa de satanás, procurar o perdão de Deus e seguir a Cristo Jesus, pois, este sim, nunca engana ninguém e sempre está disposto a mudar a história de todos aqueles que buscam nele um recomeço.
Que Deus abra os olhos de quem está sendo envolvido pelos atrativos de satanás.