Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória.
Provérbios 21:31
Salomão sabia muito bem do que estava falando quando escreveu este proverbio, pois, ele viu seu pai Davi ser totalmente dependente de Deus, viu seu pai vencer exércitos números não porque tinha um exército maior, mas, porque era totalmente dependente de Deus.
Quantas pessoas abastardas, com todos os tipos de posses e que de uma hora para outra contraem alguma doença maligna e nada dessa fortuna que foi preparada a anos pode salvá-las?
Esse preparar o cavalo de que Salomão fala é tentarmos a vitória com as nossas próprias forças no dia da batalha. E todos nós já tivemos ou iremos ter dias de batalhas.
No auge da pandemia eu ouvi de uma pessoa influente e importante da minha cidade que se ficasse doente poderia pegar um avião e tratar no melhor hospital de São Paulo. Isso é prepara o cavalo por conta própria para o dia da batalha, é achar que o dinheiro pode tudo, e não pode, é bom, mas, não compra a vida e muito menos a salvação.
Nós os que cremos no Senhor temos que tem uma certeza em nossos coração; é do Senhor Deus que vem nossa vitória seja em qual for a área de nossas vidas!
A Bíblia nos mostra que Gideão saiu em busca de guerreiros para lutar contra os 135 mil inimigos do povo de Deus e voltou frustrado com 32 mil.
E Deus é tão maravilhoso que mostrou da Gideão e também para nós que não é quantidade e sim obediência e depenica que nos garante a vitória. E Deus deixou somente 300 homens com Gideão e lhes deu estratégias para vencerem os 135 mil.
Quando o rei da Síria, Senaqueribe, certou Judá e o rei Ezequias temeu e tremeu, pensou em estratégias, mas, foi através da oração que obteve resposta e a direção de Deus para acalmar seu povo. Bastou um único anjo de Deus para dar a vitória a Ezequias e seu povo, observe como funciona a oração e a dependência de Deus;
20 Por tudo isso o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, clamaram em oração aos céus. 21 E o Senhor enviou um anjo, que matou todos os homens de combate e todos os líderes e oficiais no acampamento do rei assírio, de forma que este se retirou envergonhado para a sua terra. E certo dia, ao adentrar o templo do seu deus, alguns dos seus filhos o mataram à espada.
Ao invés de preparamos cavalos, preparemos nossos joelhos em oração continua e declaremos nossa total dependência em Deus e ele nos garantirá a vitória nos dias de batalhas.