Homem exterior x homem interior

16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4: 16

Sabe quando vai chegando o fim de semana e o corpo já vai pedindo para parar? Isso é sinal de cansaço e em alguns casos até de esgotamento físico e mental, o que para a medicina moderna é chamado de síndrome de burnout, também conhecida como síndrome de esgotamento profissional, uma doença mental causada por estresse crônico no trabalho.

Isso tudo está falando do nosso lado humano, ou seja, nosso lado natural.

Na vida espiritual também podemos nos sentir desfalecidos como disse Paulo e quando isso ocorre, também vem a vontade de parar, e mais uma vez essa é a vontade do nosso homem exterior falando mais alto.

Quando Paulo fala de homem exterior, está se referindo do nosso lado humano, natural, carnal e se nos apoiarmos somente nele com certeza iremos em algum momento da vida nos prostrar e desistir, porém, ele disse que ainda que o exterior se corrompa, o interior se renova a cada dia.

Quem é o homem interior que Paulo está aqui citando?

O espiritual, a nossa conectividade com Deus.

Quando estamos anelados com Deus e em nossas veias corre o sangue precioso de Jesus, seremos sempre renovados como Disse Isaías 40: 31;

31 Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Então, se você estiver se sentindo exausto em qualquer que seja a área de sua vida, lembre-se de alimentar mais o seu homem interior do que o exterior, pois, fazendo assim o Espírito Santo de Deus sempre renovará suas forças, aliás, lhe dará forças além de suas forças.

Jesus, sendo rico, por amor de vós se fez pobre

Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. 2 Coríntios 8: 9

Se olharmos atentamente para este versículos vamos perceber o quão maravilhosamente Deus age. As palavras que saiam da boca de Paulo antes de aceitar Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador não eram assim, pelo contrário, Paulo verbalizava palavras de ódio e perseguição, era rico financeiramente e de elevada posição social, porém, era extremamente pobre espiritualmente.

Ele cita aos irmãos de Corinto o quão rico era Jesus, que abriu mão de tal riqueza para que eles, e que também se aplica nós, para que enriquecêssemos.

Alguns pregadores pegam esse versículo de forma isolada para falar de prosperidade financeira, e não é disso que ele está se referindo.

A riqueza contida neste versículo é algo que nem todo dinheiro do mundo poderá comprar, simplesmente porque o valor de uma alma é incalculável.

Jesus o filho de Deus Criador de todas as coisas, abriu mão de tudo para se entregar numa rude cruz por cada um de nós, e esse gesto tirou de nós o escrito de maldição, porém, ao fazer isso o próprio Paulo diz que Jesus assumiu pra sim toda a maldição que era nossa, observe o que diz Gálatas 3:13-14:

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.

Essa é a maior riqueza, o Espírito Santo de Deus em nossas vidas.

Paulo era vazio como muitos de nós um dia fomos e como muitos ainda são, porém, ao aceitarmos esse mesmo Jesus como único caminho que devemos percorrer, somos livres e preenchidos pelo seu Espírito.

O ser humano tem o medíocre costume de medir as pessoas pelas posses que elas tem, e esse versículo nos mostra que existem muitos bilionários que são extremamente pobre e incontáveis números de pobres que são riquíssimos porque são cheios do Espírito Santo de Deus e sabem que um dia vão morar com Deus e seu Filho Jesus!

Não menosprezemos o sacrifico de Cristo, pelo contrário, o honremos de todo nosso coração e contemos para e mais e mais pessoas que o motivo de nossa riqueza é Ele e que essas pessoas também podem ser extremamente ricas em Cristo Jesus.

O Deus que nos guarda do maligno

Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno. 2 Tessalonicenses 3: 3

Nas cartas do apóstolo Paulo a igreja de Tessalônica, vemos este homem de Deus, incentivando os cristãos a manterem-se firmes na fé no Senhor, mesmo com as perseguições que sofriam, e isso, nos serve de grande ensinamento em todas as áreas de nossas vidas.

Quando mantemos nossa fé no Senhor e depositamos nele nossa confiança, Ele nunca nos deixará desamparados, ainda que a situação que estejamos enfrentando nos pareça insolúvel.

Eu destaquei este versículo por causa de uma afirmação e duas promessas contidas nele;

A confirmação que inquestionável é que Deus é fiel. Isso é um fato inegável, pois, nenhuma das promessas do Todo-Poderoso se frustrou, observe o que Ele disse por intermédio do profeta Isaías 55:11;

Assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a envi­ei…

Tudo que Deus falou se cumpriu, inclusive na sua vida, embora talvez você não tenha percebido.

A primeira promessa é que ele nos confirma como seus filhos, seus escolhidos, estamos confirmados como seu povo como nos mostra o apostolo Pedro em 1 Pedro 2: 9;

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Se ele nos chamou das trevas onde habita o pecado e consequentemente o diabo, também é fiel para cumprir a segunda promessa deste versículo.

E qual é a segunda promessa?

Nos guardar do maligno!

Isso é algo que Deus faz constantemente em nossas vidas por causa de seu amor e sua fidelidade.

Nos guarda de toda inveja, de toda perseguição e toda artimanha de satanás, seja por maldições ou obras de magia negra.

Deus é fiel para nos guardar em seu esconderijo espiritual, o esconderijo do Altíssimo, portanto, sejamos fieis a Ele assim como Ele é fiel para conosco, e se por ventura em algum momento do seu caminhar você perceber que estão tentando com você ou qualquer área de sua vida, lembre-se;

Deus é fiel, Ele te confirmou e está te guardando de todo o mal.