10 Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
11 Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Tito 1: 10-11
Quando Paulo escreveu esta carta a seu discípulo Tito, uma preocupação era nítida como a luz do dia é, e essa preocupação era com os falsos profetas.
Homens que ao invés de conduzirem os fiéis ao reino dos céus, estavam, com suas falácias, ferindo mais do que sarando e com isso até destruindo lares.
Eu poderia dizer aqui que isso não é diferente nos dias atuais, mas, há uma diferença sim dos tempos de Paulo para a nossa geração, e a diferença é que essa classe de homens que se dizem pastores tem aumentado de forma assustadora, eles se multiplicam a cada dia.
Criam suas próprias doutrinas que se confrontarmos com a bíblia não conseguiremos encontrar nenhuma base teológica, extorquem seus fiéis com campanhas que prometem tudo, menos a salvação da alma.
Igrejas que parecem boates com paredes negras e ainda desligam as luzes no intuito de criar um ambiente espiritual, indo mais uma vez contra o que diz a bíblia, observe o que disse o evangelista Mateus 3: 19-20;
19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Igreja não pode ser comercio, igreja não deve ser circo ou teatro, igreja é casa de oração e de ensinamento do evangelho de Cristo Jesus como nos mostra Lucas 19; 46-47;
46 Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores.
47 E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo.
Antes de preparar este devocional, logo pela manhã, me deparei com um vídeo de uma destas igrejas escuras onde o pastor gritava no palco, digo palco, porque me recuso a chamar de altar, corria de um lado para o outro animando a plateia e por fim, ele pulou lá de cima nos braços daqueles membros.
Quando terminei de ver o tal vídeo me lembrei claramente de uma profecia de um grande pregador do século 18, Charles Spurgeon disse assim;
“Chegará um dia em que no lugar dos pastores alimentando as ovelhas haverá palhaços entretendo os bodes.” C. H. Spurgeon (1834-1892)
E com tudo isso fica uma pergunta, porque estas igrejas tem aumentado e estão sempre cheias?
A resposta é; porque o que pregam não leva o pecador a confrontar seus pecados ao ponto de incomoda-lo a deixá-los para seguir verdadeiramente um novo caminhar com Cristo Jesus.
Se você tem recebido esse tipo de alimento que tem mais nutrido a carnalidade do que a espiritualidade, então, talvez hoje seja o momento de você buscar o verdadeiro Pão Vivo que desceu do céu, o evangelho genuíno de Jesus.